O Festival de Velocidade de Goodwood encerra com a subida da rampa, nome algo pomposo para um percurso com somente 1890 metros, nove curvas e uma inclinação de apenas 4,9%. Este ano o melhor tempo pertenceu ao novo McLaren Solus GT, um superdesportivo para usar exclusivamente em pista, que sacrifica conforto e luxo para reduzir o peso e maximizar a eficácia, de que apenas serão fabricadas 25 unidades, por 2,5 milhões de libras cada.

6 fotos

Inspirado pelo protótipo que a McLaren desenvolveu para o jogo GranTurismo, o Solus GT exibe um estreito habitáculo, com o condutor em posição central. Quem se senta ao volante fica rodeado por uma carroçaria que faz lembrar o Aston Martin Valkyrie, pois também ele tem vincadas preocupações aerodinâmicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Spéirling bateu o recorde do VW ID. R em Goodwood

O McLaren Solus GT não monta os habituais motores V8 biturbo a que o construtor britânico tradicionalmente recorre, tendo desta vez optado por um imponente V10 com 5,2 litros. Trata-se de uma unidade desenvolvida pela Judd, especialista em motores de competição, que é atmosférica para maior nobreza e, simultaneamente, para diminuir o peso, o volume e a necessidade de radiadores maiores e permutadores de calor. O resultado exprime-se em 840 cv e 650 Nm, num motor a combustão que gira até às 10.000 rpm.

Duelo de eléctricos: VW de 680cv contra Nio de 1360cv

Apesar de ter sido concebido para devorar circuitos com curvas de alta e de baixa velocidade, desenhadas em pistas largas, o Solus GT enfrentou em Goodwood um traçado estreito, com curvas não muito exigentes, o que não o impediu de realizar a subida em 45,34 segundos. Isto equivale a uma média de 239,9 km/h, o que coloca o McLaren Solus GT como o superdesportivo de série mais rápido de sempre a subir a rampa, entre os que utilizam motor de combustão.

Ainda assim, o McLaren não conseguiu bater o McMurty Spéirling eléctrico que, em 2022, fixou o recorde em 39,08 segundos graças aos seus 1000 cv para apenas 1000 kg, a que aliou uma ventoinha para o colar ao asfalto. O Nio EP9, igualmente eléctrico e com 1360 cv, alcançou o segundo melhor tempo para carros fabricados em série (ainda que pequena), ligando a linha de partida à de chegada em 44,32 segundos.