No país mais populoso do mundo, a Índia, abundam as histórias insólitas. Uma delas ultrapassou as fronteiras desta nação, com mais de 1.400 milhões de habitantes, e já chegou à imprensa internacional. Bharat Jain, um homem que vive em Bombaim, enriqueceu ao longo dos últimos anos à conta das esmolas que foi pedindo, nas ruas desta metrópole, com 20 milhões de pessoas, conta o El Español. Bharat, conhecido como o mendigo mais rico do mundo, tem várias propriedades e um rendimento mensal, angariado através das esmolas que recebe, superior ao rendimento médio da Índia.

Este indiano, que é conhecido em toda a cidade, nunca teve um emprego formal. Devido à sua baixa escolaridade — quase não sabe ler nem escrever –, pensou que pedir esmola na rua seria uma boa solução. E o plano não poderia ter corrido melhor. Bharat já terá conseguido acumular cerca de 900 mil dólares, segundo o New York Post, o equivalente a cerca de 800 mil euros. Este homem tem investido os rendimentos com a mendicidade, a que se dedica há vários anos, durante 10 a 12 horas por dia, na compra de propriedades e na educação dos filhos.

É proprietário de uma casa com três quartos na cidade de Bombaim, avaliada em cerca de 13 mil euros. Tem também duas lojas, que arrenda por cerca de 310 euros por mês.

Diariamente, e de acordo com a imprensa indiana, Bharat consegue angariar entre 2 mil e 2500 rupias, cerca de 21 a 27 euros, mais do dobro do rendimento médio diário da Índia. As estações ferroviárias de Chhatrapati Shivaji Maharaj Terminus e de Azad Maidan são os locais onde Bharat mais tempo passa.

A família tem-lhe pedido que pare de pedir esmola mas o homem não pensa deixar de o fazer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR