Quando a jovem Lady Diana Spencer usou uma camisola de malha com padrão de ovelhas em junho de 1981, num jogo de polo do príncipe Carlos, não se esperava que mais de 40 depois ela ainda fosse notícia. Diana era ainda a noiva do príncipe de Gales, mas já estava sob os olhares do mundo. Mais de 40 anos depois a camisola, mais uma famosa peça do guarda-roupa da princesa de Gales chega a leilão, na Sotheby’s.

A camisola vermelha com uma série de ovelhas brancas e uma ovelha negra chama-se mesmo Black Sheep Sweater. Tem assinatura da Warm & Wonderful, fundada em 1979, e foi um dos primeiros designs criados por Sally Muir e Joanna Osborne para a marca. A publicidade conseguida à volta da imagem de Diana foi tanta que as designers viriam a abrir o seu próprio negócio.

Depois de Diana ter sido fotografada a usar a camisola em público, a peça ter-se-á estragado e o Palácio de Buckingham enviou uma carta com um pedido para que fosse remendada ou substituída. Então foi feita uma nova camisola, que valeu uma carta de agradecimento do secretário privado de Diana, Oliver Everett, segundo conta a Sotheby’s. Já enquanto princesa de Gales, Diana viria a ser vista novamente com a camisola em 1983.

GettyImages-74218300

Diana com a sua camisola nova, em 1983

Então qual será a camisola que vai a leilão? Em março deste ano, Joanna Osborne, uma das designers da camisola original, estava no sótão à procura de um molde antigo e encontrou a camisola juntamente com uma colcha, guardadas numa pequena caixa. Pensava-se que a peça original tinha sido reparada e teria ido parar às mãos de outra cliente, mas afinal ficou guardada e, depois de uma cuidada observação para comparar a peça de vestuário com as imagens de Diana, a Sotheby´s concluiu que se tratava da sua camisola de 1981.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como tudo em que Diana tocava, a camisola tornou-se um objeto de desejo ou, se preferirmos, de culto. O que em 2020 levou Jack Carlson, ao leme da marca Rowing Balzers, a chamar os designers da camisola para uma adquirir uma licença para reproduzir a famosa camisola. Como seria de esperar, foi um sucesso, segundo se pode ler no site da leiloeira. Afinal as imagens de Diana, tantas vezes reproduzidas, não deixam alguns dos seus looks caírem no esquecimento.

Vestido de baile de Diana vendido por mais de 600 mil dólares. É o mais caro de sempre da princesa de Gales

A camisola ficou tão famosa que até aparece na série de The Crown, usada pela atriz Emma Corrin, na 4ª temporada. E esta peça ainda pode ser comprada, no site da Warm & Wonderful chama-se mesmo Diana Edition e custa 210 euros. A camisola da antiga princesa de Gales é a estrela entre uma seleção de peças que pertenceram a pessoas famosas e, de alguma forma, ficaram na história. Espera-se que a peça de Diana alcance um valor entre os 50.000 e os 80.000 dólares (aproximadamente, entre os 44.500 e os 71.200 euros), segundo a Town & Country. Este será o primeiro leilão “Fashion Icons” na Sotheby’s e vai acontecer entre 31 de agosto e 14 de setembro na Sotheby’s de Nova Iorque. “A venda ‘Fashion Icons’ celebra pessoas lendárias, eventos inesquecíveis e criatividade sem paralelo através das lentes da moda”, segundo descreve a leiloeira.