Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter, com epicentro na costa, atingiu na terça-feira El Salvador, tendo sido sentido em várias cidades de outros países da América Central.
O abalo ocorreu às 18h22 (1h22 desta quarta-feira em Lisboa), ao largo da costa do departamento oriental de Usulután, a 66 quilómetros a sul da praia de El Espino, e a uma profundidade de 51,48 quilómetros, de acordo com o centro de monitorização do Ministério do Ambiente e dos Recursos Naturais (MARN) salvadorenho.
O MARN salientou não existir ameaça de tsunami.
Até ao momento, as autoridades desconhecem a existência de vítimas ou danos materiais. Utilizadores das redes socais disseram que, em algumas zonas, a eletricidade e a rede telefónica foram cortadas, avançou a agência de notícias EFE.
A imprensa local relatou que os alarmes das entidades governamentais foram ativados e funcionários tiveram de ser retirados, acrescentou a EFE.
O sismo foi ainda sentido na Guatemala, Honduras e Nicarágua, indicou o MARN.
A maioria dos sismos em El Salvador ocorrem nas águas do oceano Pacífico e a maior profundidade. Em 2021, o país registou dois sismos, de 7,7 e 6,6 de magnitude na escala aberta de Richter.