A questão sobre quem lidera o ranking das vendas de veículos novos no mercado europeu é mais relevante do que possa parecer, pois determina as preferências dos consumidores do Velho Continente, se favorecem mais as marcas japoneses, sul-coreanas, europeias, americanas ou chinesas, além de qual é o tipo de motorização mais popular, se os motores eléctricos ou de combustão. E estas preferências tendem a variar com o passar dos anos, sendo para muitos uma questão de moda, para outros de estilo e para alguns de economia.

No primeiro semestre de 2023, os tradicionais dominadores do mercado europeu ficaram longe da liderança. O Peugeot 208 foi apenas o 5.º mais vendido, ainda assim à frente do Renault Clio, o 6.º, e ainda com mais vantagem sobre o Volkswagen Golf, que não conseguiu mais do que a 9.ª posição do ranking. Em vez de veículos mais acessíveis, com preços que arrancam nos 20.000€ (30.000€ no caso do Volkswagen), os europeus preferiram maioritariamente o Tesla Model Y, cuja versão mais em conta é proposta por 45 mil euros, valor que atingiu após o desconto de 2000€ em vigor desde Abril. Para mais, trata-se de um veículo eléctrico que vende mais do que o batalhão de modelos substancialmente mais baratos com motor a combustão.

Com 125.144 unidades vendidas entre Janeiro e Junho de 2023, o Model Y assumiu-se como o mais popular, com um crescimento de 211,7% face ao mesmo período do ano anterior. Curiosamente e como que a provar que os extremos se atraem, se o líder das vendas é também o modelo mais caro entre o top 10, o segundo modelo que mais unidades transaccionou é o mais acessível do lote. Referimo-nos ao Dacia Sandero, proposto por valores a partir de 12 mil euros e que durante os primeiros seis meses do ano vendeu 118.883 unidades, o que corresponde a um incremento de 25,9% face a 2022.

A 3.ª posição do ranking pertenceu ao Volkswagen T-Roc, com 107.249 unidades, o que representa um aumento da procura de 30,2%. Em 4.º lugar surge o Opel Corsa, com 102.082 veículos (+18,1%), ultrapassando o seu “irmão” do Grupo Stellantis, o Peugeot 208, que atraiu 101.151 novos clientes (-5,1%), chamando a si a 5.ª posição na tabela dos mais vendidos. No 6.º posto estabelece-se o Renault Clio (com 96.135 unidades e +43,3%), à frente do Toyota Yaris Cross (90.135 e +48,4%), do Volkswagen Tiguan (88.020 e +46,1%) e do Volkswagen Golf (85.730 e -1,3%). O Dacia Duster encerra o top 10, com 82.813 unidades e um crescimento de 19,5% em relação ao período homólogo de 2022.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR