A embaixada de Portugal em Atenas contactou 21 portugueses na ilha de Rodes e sete na ilha de Corfu, na Grécia, no seguimento dos incêndios que atingem a região e obrigaram à evacuação de várias aldeias, segundo fonte oficial.

Uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros português refere que a embaixada de Portugal em Atenas “continua a acompanhar a situação de incêndios florestais que se vive na Grécia e está a prestar todo o apoio necessário aos portugueses, que se encontrem no país e em particular nas ilhas de Rodes e Corfu”.

Até ao momento foram contactados 21 portugueses em Rodes, dos quais cinco residentes na ilha, e sete na ilha de Corfu, dos quais quatro residentes. O incêndio na ilha de Rodes prossegue esta quarta-feira pelo novo dia consecutivo, não estando ainda controlado. Em Corfu, as chamas lavram pelo quarto dia consecutivo.

Provocados por uma onda de calor sem precedentes, que deixou a vegetação muito seca, cerca de 500 incêndios florestais foram declarados na Grécia desde 13 de julho, o que representa uma média diária de 60 a 70 fogos, disse o porta-voz dos Bombeiros, Yannis Artopiós, à televisão privada SKAI.

Segundo o Serviço Meteorológico Nacional (EMY), para esta quarta-feira são esperadas temperaturas extremas, até 46 graus, no centro do país.

A Grécia é um destino cada vez mais procurado pelos portugueses. A Lusa questionou a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) sobre eventuais pedidos de regresso ou cancelamentos de reservas turísticas para a Grécia, tendo fonte oficial afirmando que, até ao momento, não se registam nenhuma das situações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR