Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse esta quarta-feira que África está a tornar-se “um dos polos do mundo multipolar emergente”, durante uma mensagem de saudação enviada aos participantes do Fórum Económico e Humanitário.
“Hoje, a África apresenta-se cada vez mais com confiança e como um dos polos do mundo multipolar emergente”, afirmou a mensagem do Presidente, publicada no portal do Kremlin.
O Fórum Económico e Humanitário decorre no âmbito da segunda cimeira Rússia-África, que começa na quinta-feira, na cidade russa de São Petersburgo.
Moscovo acusa Ocidente de pressionar África a cancelar ida à cimeira com a Rússia
Putin acrescentou que no continente africano “as mudanças positivas estão a ganhar força na produção e na agricultura, na infraestrutura de transporte e no complexo de combustíveis e energia, e ainda na saúde, educação e outras áreas”.
O Presidente russo garantiu que o seu país “apoia os desejos dos Estados africanos por estabilidade e progresso social e económico” e pretende desenvolver ainda mais a cooperação com África em áreas importantes como a luta contra a pobreza, a segurança alimentar e as mudanças climáticas.
Estarão presentes na cimeira Rússia-África 49 delegações dos 54 países africanos, incluindo 17 chefes de Estado, que termina na próxima sexta-feira.
A primeira reunião entre a Rússia e a África foi realizada em outubro de 2019, na cidade de Sochi (Mar Negro) com o lema “Pela paz, segurança e desenvolvimento”, tema que se repete neste ano.
Putin abre primeira “Cimeira Rússia-África” com quatro países lusófonos presentes