O calor tem estado à espera do Papa. Depois de Portugal ter escapado a três das quatro ondas de temperaturas escaldantes que assolaram os países do Mediterrâneo e a Europa Central, os termómetros ainda se vão manter abaixo do normal para esta altura do ano até meio da próxima semana, mas a partir de quarta-feira é ver subir o mercúrio. Os dias piores coincidem mesmo com os dois últimos de Francisco na Jornada Mundial da Juventude, com 35ºC previstos para sábado em Lisboa e 33ºC no domingo.
????#Tempo: De 31/07 a 06/08 prevê-se uma de tempo seco em Portugal continental, com possibilidade de chuva fraca no Norte a 03/08. A partir de 04/08 prevê-se subida da temperatura máx.: 35°C litoral Norte/Centro, 38°C interior Norte/Centro e 40°C Sul ???? https://t.co/Kxu5oArANX pic.twitter.com/SbCXSwyKZS
— IPMA (@ipma_pt) July 28, 2023
Segundo o IPMA, este sábado até pode chover (só uns pingos) no litoral Norte e Centro. Mas a ajuda de S. Pedro ficar-se-á por aqui. A semana depois começa com o tempo seco em todo o país (no Norte pode voltar a chover lá para quinta, mas é ainda cedo para avançar com uma previsão muito rigorosa). Até esse dia, 3 de agosto, um dia depois do Papa chegar a Portugal, as temperaturas devem manter-se muito semelhantes às dos últimos dias, com máximas de 25 a 30 °C no litoral Norte e Centro, de 30 a 38 °C no interior Norte e Centro e de 32 a 37 °C na região Sul. As mínimas andarão entre 12 e 18 °C em todo o território, com exceção do sotavento algarvio, onde serão bem mais amenas, de 19 a 21 °C.
Ao longo dos próximos dias a #temperatura terá tendência a subir ????️???? em #Portugal continental, mas não há previsão de valores extremos ou excecionais.#Agosto vai arrancar com 38-39 ºC ???? nalguns pontos do Baixo #Alentejo e do #Algarve (Sotavento).
????️ https://t.co/Y8b7HwkR5S pic.twitter.com/5hLSfA95ze
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) July 28, 2023
A partir de 4 de agosto, sexta-feira, dia da Via Sacra no Parque Eduardo VII em Lisboa, em que se espera a primeira grande mobilização de pessoas para a Jornada, já que é véspera de fim de semana, uma corrente de Leste vem alterar o estado do tempo. Haverá a tal subida das temperaturas, não para valores extremos, mas bastante elevados. As máximas em Lisboa começam com 32ºC nessa sexta e passam para 35ºC e 33ºC no sábado e no domingo, quando os principais eventos da JMJ já estiverem centrados no Altar-Palco do Trancão.
No resto do país, o litoral Norte e Centro deve chegar aos 35 °C, o interior Norte e Centro aos 38 °C e a região Sul aos 40 °C. Serão entre mais 0.25 e 3°C em relação aos valores habituais para nesta altura do ano.
Termina un mes de julio que, en España, ha sido muy cálido, aunque no tanto como otros julios recientes.
????¿Qué esperamos para agosto? Comenzará muy cálido en la mitad sur y fresco en zonas del norte; después, el tiempo más cálido de lo normal se extenderá a buena parte del país. pic.twitter.com/7HVaS0N4Ky— AEMET (@AEMET_Esp) July 28, 2023
Quanto ao vento, o IPMA prevê que nos primeiros dias de agosto ainda se faça sentir o regime de nortada no litoral oeste, nada que agrade a quem está na praia, uma nortada que será mais intensa no dia 31 de julho, para acabar o mês do vento, com rajadas até 70 km/h,. Mas a partir de 4 de agosto a nortada passa a ser menos provável e levar com areia na praia também.