Siga aqui o liveblog da Jornada Mundial da Juventude.

Foi uma manhã marcada por encontros. Antes de ouvir as confissões de três jovens no Jardim Vasco da Gama — por estes dias, Parque do Perdão —, o Papa Francisco encontrou-se esta sexta-feira, na nunciatura apostólica, com uma mulher portuguesa. Maria da Conceição Brito Mendonça tem 106 anos e nasceu no mesmo dia das aparições de Fátima, a a 13 de maio de 1917. 

“Esta manhã, antes de deixar a nunciatura apostólica, o Papa encontrou-se brevemente com uma senhora de 106 anos, Maria da Conceição Brito Mendonça, nascida no dia das aparições de Fátima, em 13 de maio de 1917”, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.

Francisco concretizou também o sonho de Edna Pina Lopes Rodrigues, encontrando-se pessoalmente com a adolescente de 17 anos. Este não foi o primeiro contacto entre os dois: a jovem, que sofre de uma doença grave, tinha enviado uma carta ao Papa , uma “mensagem de afeto e de oração”, quando estava internada no hospital.

JMJ. Papa agradece “ternura” de jovem portuguesa com doença terminal num vídeo onde a abençoa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Por motivos de saúde, não vou conseguir acompanhá-lo nas Jornadas Mundiais da Juventude fisicamente. Quando soube que as Jornadas iam ser feitas em Portugal fiquei muito feliz, porque sempre que vejo o Papa na televisão a falar sinto-me bem, como se não tivesse nenhuma doença que me impedisse de participar nas JMJ”, escreveu. Edna, que pertence à paróquia de São Maximiliano Kolbe, em Lisboa, conta depois na mesma carta, que o médico lhe disse que a sua morte acontecerá em breve.

Fiquei muito triste porque achei que não ia conseguir ir à JMJ, nem ver o Papa, como sempre sonhei. Decidi então escrever-lhe uma carta para que saiba o quando significa, e a sua importância para mim e para a minha família”, escreveu Edna, que terminou a carta com um pedido de orações ao Papa, do qual se despediu “com carinho”.

A 23 de junho de 2023, o Papa Francisco agradeceu a “ternura” e a “paz” evidenciada pela jovem portuguesa, de 17 anos, que sofre de uma doença terminal e escreveu ao pontífice lamentando não poder participar na JMJ. O líder da Igreja Católica gravou depois um pequeno vídeo, onde agradeceu a Edna Rodrigues a sua “ternura”.

“Obrigado pela tua ternura. Obrigado pela paz que tens no coração. Essa paz é como uma semente que se semeia no coração de todos os que te veem e de todos os que falam contigo”, disse o Papa na mensagem, acrescentando que acompanha a jovem na “viagem” que ela está a fazer. “Acompanho-te e sei que vais ser bem recebida. Acompanho-te rezando por ti, rezando contigo e olhando Jesus, que sempre nos espera”, afirmou o pontífice, que deu a bênção a Edna, para que tenha “força nesta viagem”, e pediu à a jovem que rezasse por ele.

O Papa está desde quarta-feira, 2 de agosto, em Portugal para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), onde são esperadas mais de um milhão de pessoas. Em Lisboa, as principais iniciativas da jornada decorrem no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo, um recinto com cerca de 100 hectares a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.