O departamento de Justiça dos Estados Unidos revelou esta quinta-feira que dois marinheiros norte-americanos, Wenheng Zhao e Jinchao Wei, foram detidos por divulgarem informação sensível à China.
Em comunicado, a justiça norte-americana indica que Wenheng Zhao, um jovem de 26 anos da Califórnia, foi acusado de conspiração e de ter aceite subornos. Terá recebido, segundo a agência Reuters, quase 15.000 dólares em troca do envio de fotografias e vídeos com informação sobre os militares norte-americanos.
O homem terá enviado planos dos exercícios militares norte-americanos na região Indo-Pacífico, os esquemas de um sistema de radar na base militar dos EUA em Okinawa, bem como detalhes da segurança dos complexos navais em Ventura County e San Clemente Island, em Califórnia.
Já Jinchao Wei, que foi detido quando chegava à base naval de San Diego, sede da frota do Pacífico, foi acusado de conspiração por partilhar informação da área da defesa a um membro dos serviços secretos da China. Terá fornecido informações sobre o navio USS Essex, onde chegou a servir, e de vários navios de guerra dos EUA.
O assistente do procurador-geral norte-americano, Matt Olsen, indicou que devido às ações dos dois homens diversas “informações militares sensíveis acabaram nas mãos” de Pequim. “Não há ameaça multigeracional maior para os Estados Unidos” do que a China, disse ainda a agente especial do FBI Stacey Moy.