885kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

100 velas de gardénia, uma entrada a cavalo no Palácio do Grilo e um jantar numa casa de fados. As celebrações de Madonna em Lisboa

Este artigo tem mais de 1 ano

A artista está em Portugal a celebrar os seus 65 anos e o aniversário do filho, para quem fechou a Casa de Linhares, onde Fábia Rebordão atuou. Esta quarta-feira, a festa foi no Palácio do Grilo.

À porta da Casa de Linhares, em Alfama, que reservou para celebrar o 23.º aniversário de Rocco
i

À porta da Casa de Linhares, em Alfama, que reservou para celebrar o 23.º aniversário de Rocco

À porta da Casa de Linhares, em Alfama, que reservou para celebrar o 23.º aniversário de Rocco

Para celebrar o seu 65.º aniversário com pompa e circunstância, Madonna vai irromper pelo Palácio do Grilo adentro montada num cavalo. O momento, por si só de elevado dramatismo, não se fica por aqui: vai ter ainda o apoio de uma performance dos artistas residentes da antiga casa dos Duques de Lafões, no Beato, em Lisboa, confirmou ao Observador uma fonte próxima que tem estado a acompanhar estes dias de Madonna em Portugal. A entrada triunfal vai acontecer no salão principal do restaurante, onde, nos tempos dos Duques de Lafões, costumava estar precisamente um picadeiro com chão de terra batida — o que torna, alega a fonte, toda a operação mais fácil, embora o soalho seja agora de madeira maciça, de eucalipto.

Madonna está em Lisboa para celebrar os 65 anos

Os 65 anos da rainha da pop assinalam-se esta quarta-feira, 16 de agosto. Para ajudar a por este número em perspetiva, uma curiosidade: se ainda morasse em Lisboa, Madonna já seria elegível para andar gratuitamente de transportes públicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alguns registos da rainha da pop na noite de segunda-feira em Lisboa, partilhados pela própria no Instagram

A cantora nunca esteve no Palácio do Grilo, ainda de acordo com a fonte do Observador. A escolha do local deve-se a Joana Vilarinho, uma das assistentes portuguesas, em quem Madonna “confia muito”. “[A assistente] é cliente regular do Palácio e gosta muito dos performers, do local e da parte criativa, por isso pediu uma performance específica para o aniversário [de Madonna].” O pedido para receber a festa de aniversário terá chegado ao Palácio do Grilo há cerca de um mês, mas a preparação da festa só começou a ser feita há 10 dias, já que a organização recebeu a proposta com uma certa perplexidade, sobretudo porque a artista já não mora em Lisboa há cerca de 3 anos.

O espaço vai estar fechado e receber “à volta de 100, 150 pessoas. Um aniversário bem privado, não é tipo uma festa gigante com 400 pessoas.” O Observador sabe ainda que há uma lista com “muitas pessoas famosas” que vão estar presentes e atuar, embora os nomes dos mesmos não possam ser revelados. O jantar foi preparado em colaboração com o chef residente e será servido “estilo buffet“, com opções vegetarianas, peixe e carne. “Não tem coisas extravagantes”, continua a fonte.

Maha Dakhil Jackson, amiga próxima de Madonna e uma das líderes da agência de talentos norte-americana Creative Artists Agency, partilhou no Instagram uma fotografia onde as duas podem ser vistas a jantar no Bistro 100 Maneiras, em Lisboa, na noite de terça para quarta-feira, onde terá celebrado a meia-noite. O próprio restaurante deixou uma mensagem à “querida M” na redes sociais: “Obrigada por escolher o Bistro 100 Maneiras para celebrar o seu aniversário. É uma honra tê-la a si, à sua família e aos seus amigos connosco.”

O post de Maha Dakhil Jackson com Madonna em Lisboa

Puxando o mesmo carrossel para o lado, a dupla aparece também junta noite anterior, durante o jantar de Rocco na Casa de Linhares. Várias páginas de fãs da cantora partilharam ainda um vídeo gravado na mesma noite, onde, sentada à mesa e rodeada de pessoas amigas, Madonna apaga as velas do bolo de aniversário. E exclama: “É ótimo estar vivo!”

A simbólica entrada a cavalo

A informação de que a rainha da pop teria escolhido o Palácio do Grilo para a festa foi avançada por Adriano Silva Martins na noite de terça-feira, no programa “Noite das Estrelas”, da CMTV. Na segunda-feira, o comentador já tinha contado que os rumores que circulavam sobre as celebrações de Madonna em solo português dividiam-se entre duas opções: ou faria uma festa num palacete por confirmar em Lisboa, ou alugaria uma quinta em Melides. Foi o comentador quem veio mais tarde confirmar que a artista ficaria pela capital portuguesa e faria um jantar no Palácio do Grilo, antiga residência dos Duques de Lafões, comprado em 2020 pelo milionário francês Julien Labrousse e aberto ao público desde o ano passado. “Agora está muito requisitado porque tem umas performances de homens e mulheres nuas a correr e a servir às mesas”, declarou ainda Adriano Silva Martins no “Noite das Estrelas”.

Madonna, um cavalo e o palacete. “Incidente diplomático” chegou à Vanity Fair

“A Madonna tem uma obsessão que não conseguiu fazer num palácio de Sintra, quando gravou um videoclipe: ela amanhã vai entrar na sua festa a cavalo. Vai chegar de carro, mas dentro da sala de jantar vai entrar montada a cavalo“, acrescentou. O incidente em questão (que aparentemente ficou entalado) remonta a 2019, quando a cantora ainda morava em Lisboa e quis levar um cavalo puro-sangue lusitano para dentro da Quinta Nova da Assunção, em Sintra, um palacete do século XIX. Basílio Horta, presidente da autarquia, não autorizou, e Madonna acusou Portugal de “ingrato”. O episódio ganhou mediatismo internacional e acabou por ir parar à revista “Vanity Fair”, que foi ainda mais longe ao considerá-lo um “incidente diplomático”.

A cantora americana fixou residência em Portugal entre 2017 e 2020, e foi por cá que gravou o álbum “Madam X”, onde canta em português e para o qual gravou vários vídeos entre as paisagens portuguesas, das Azenhas do Mar ao Mosteiro da Batalha.

Fado, futebol, e “Madame X”. Como Madonna aterrou “num mundo mágico”, agora em documentário

O aniversário do filho na Casa de Linhares

“Foi à última hora”, com cerca de 48 horas de antecedência, que Madonna pediu para fechar a Casa de Linhares, em Alfama, para “estar mais à vontade” nas celebrações do aniversário de Rocco, avançou ao Observador uma fonte da casa de fados lisboeta. O filho mais velho — fruto da relação que teve com Guy Ritchie — fez 23 anos na passada sexta-feira (dia 11) e a data foi assinalada numa festa que juntou amigos, os outros seis filhos e um bolo de aniversário em forma de guitarra portuguesa, com certeza. A estrela partilhou várias fotografias da noite na sua conta de Instagram.

Madonna partilhou nas redes sociais várias fotos do jantar em Alfama, incluindo com o filho, Rocco, e o bolo em forma de guitarra portuguesa

Madonna aterrou em Lisboa na segunda-feira, num avião comercial onde viajou com 30 amigos “vindos de todo o mundo”, revelou Adriano Silva Martins no mesmo programa da CMTV. “Num avião normal porque ela é ambientalista, abdicou do seu avião privado há anos”, acrescentou. Ainda de acordo com o comentador, estará hospedada no Hotel Pestana Palace e deverá permanecer na capital portuguesa até ao fim de semana.

Também na segunda-feira, 14, foi o jantar na Casa de Linhares, onde durante todo o dia estiveram acesas mais de 100 velas de essência de gardénia, que será o seu cheiro favorito. “Gosta muito”, confirmou a fonte do Observador, acrescentando que foi a artista quem as “mandou vir” para o espaço. O jantar contou com cerca de 45 pessoas, entre amigos da mãe e do filho.

Madonna mantém uma relação de amizade com a fadista Vânia Duarte, proprietária do espaço, desde os tempos em que viveu em Lisboa. A artista terá entregue uma lista com vários artistas que gostaria que atuassem durante a noite. Sabe-se que Fábia Rebordão atuou, informação que a fadista confirmou ao Observador. “Atuei para ela sim, e para os seus convidados na segunda-feira. Conheci a Madonna através do Dino d’Santiago, que a levou a ouvir-me à Casa de Linhares, e logo aí foi-me feito o convite para entrar no seu último documentário, ‘Madame X’, o que muito me honrou. Cantámos juntas no documentário e também dançámos. Foi uma festa”, recorda. Na noite de segunda-feira terão atuado mais artistas, mas os nomes estão envoltos em secretismo, bem como o menu que foi servido durante o jantar. Esta não é a primeira vez que Madonna reserva o espaço para datas importantes, avançou a mesma fonte, que contou que a casa de fados também foi escolhida no ano passado para celebrar os anos do pai da estrela.

Quando o pai fez 90 anos, em 2021, Madonna partilhou esta fotografia (entretanto apagada) no Instagram, onde posavam juntos com cinco dos seus sete filhos

A recuperação e as novas datas da digressão

No final de junho, Madonna foi hospitalizada e internada nos cuidados intensivos com uma “grave infeção bacteriana”. A gravidade do quadro clínico levou-a a adiar a digressão mundial, que deveria ter arrancado em julho no Canadá e nos Estados Unidos.

Um mês depois de ter alta hospitalar, a 30 de julho, escreveu uma mensagem no Instagram sobre o processo de recuperação. “O amor da família e dos amigos é o melhor remédio. Um mês depois de sair do hospital, posso refletir. Como mães, podemos perder-nos nas necessidades dos nossos filhos”, escreveu. “Mas, quando precisei, os meus filhos estiveram lá para mim. Vi um lado deles que nunca tinha visto. E fez toda a diferença.”

A mensagem emotiva que partilhou no Instagram sobre a recuperação, junto de uma fotografia do filho David Banda

Aparentemente totalmente recuperada, reagendou precisamente na manhã dos seus 65 anos a “The Celebration Tour”, que começa afinal na Europa, mais precisamente em Londres, a 14 de outubro. Em Lisboa, Madonna mantém as duas datas que já tinham sido anteriormente anunciadas, a 6 e 7 de novembro na Altice Arena.

Madonna reagenda concertos da “Celebration Tour” mas mantém datas em Lisboa

Atualizado às 15h56 de 17 de agosto para incluir a informação sobre o Bistro 100 Maneiras.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.