Para celebrar o seu 65.º aniversário com pompa e circunstância, Madonna vai irromper pelo Palácio do Grilo adentro montada num cavalo. O momento, por si só de elevado dramatismo, não se fica por aqui: vai ter ainda o apoio de uma performance dos artistas residentes da antiga casa dos Duques de Lafões, no Beato, em Lisboa, confirmou ao Observador uma fonte próxima que tem estado a acompanhar estes dias de Madonna em Portugal. A entrada triunfal vai acontecer no salão principal do restaurante, onde, nos tempos dos Duques de Lafões, costumava estar precisamente um picadeiro com chão de terra batida — o que torna, alega a fonte, toda a operação mais fácil, embora o soalho seja agora de madeira maciça, de eucalipto.
Os 65 anos da rainha da pop assinalam-se esta quarta-feira, 16 de agosto. Para ajudar a por este número em perspetiva, uma curiosidade: se ainda morasse em Lisboa, Madonna já seria elegível para andar gratuitamente de transportes públicos.
A cantora nunca esteve no Palácio do Grilo, ainda de acordo com a fonte do Observador. A escolha do local deve-se a Joana Vilarinho, uma das assistentes portuguesas, em quem Madonna “confia muito”. “[A assistente] é cliente regular do Palácio e gosta muito dos performers, do local e da parte criativa, por isso pediu uma performance específica para o aniversário [de Madonna].” O pedido para receber a festa de aniversário terá chegado ao Palácio do Grilo há cerca de um mês, mas a preparação da festa só começou a ser feita há 10 dias, já que a organização recebeu a proposta com uma certa perplexidade, sobretudo porque a artista já não mora em Lisboa há cerca de 3 anos.
O espaço vai estar fechado e receber “à volta de 100, 150 pessoas. Um aniversário bem privado, não é tipo uma festa gigante com 400 pessoas.” O Observador sabe ainda que há uma lista com “muitas pessoas famosas” que vão estar presentes e atuar, embora os nomes dos mesmos não possam ser revelados. O jantar foi preparado em colaboração com o chef residente e será servido “estilo buffet“, com opções vegetarianas, peixe e carne. “Não tem coisas extravagantes”, continua a fonte.
Maha Dakhil Jackson, amiga próxima de Madonna e uma das líderes da agência de talentos norte-americana Creative Artists Agency, partilhou no Instagram uma fotografia onde as duas podem ser vistas a jantar no Bistro 100 Maneiras, em Lisboa, na noite de terça para quarta-feira, onde terá celebrado a meia-noite. O próprio restaurante deixou uma mensagem à “querida M” na redes sociais: “Obrigada por escolher o Bistro 100 Maneiras para celebrar o seu aniversário. É uma honra tê-la a si, à sua família e aos seus amigos connosco.”
Puxando o mesmo carrossel para o lado, a dupla aparece também junta noite anterior, durante o jantar de Rocco na Casa de Linhares. Várias páginas de fãs da cantora partilharam ainda um vídeo gravado na mesma noite, onde, sentada à mesa e rodeada de pessoas amigas, Madonna apaga as velas do bolo de aniversário. E exclama: “É ótimo estar vivo!”
Madonna’s birthday celebration in Lisbon, Portugal https://t.co/txVKjyvTRV
— Madonna stans⭐ (@MAD0NNAARMY1) August 16, 2023
A simbólica entrada a cavalo
A informação de que a rainha da pop teria escolhido o Palácio do Grilo para a festa foi avançada por Adriano Silva Martins na noite de terça-feira, no programa “Noite das Estrelas”, da CMTV. Na segunda-feira, o comentador já tinha contado que os rumores que circulavam sobre as celebrações de Madonna em solo português dividiam-se entre duas opções: ou faria uma festa num palacete por confirmar em Lisboa, ou alugaria uma quinta em Melides. Foi o comentador quem veio mais tarde confirmar que a artista ficaria pela capital portuguesa e faria um jantar no Palácio do Grilo, antiga residência dos Duques de Lafões, comprado em 2020 pelo milionário francês Julien Labrousse e aberto ao público desde o ano passado. “Agora está muito requisitado porque tem umas performances de homens e mulheres nuas a correr e a servir às mesas”, declarou ainda Adriano Silva Martins no “Noite das Estrelas”.
Madonna, um cavalo e o palacete. “Incidente diplomático” chegou à Vanity Fair
“A Madonna tem uma obsessão que não conseguiu fazer num palácio de Sintra, quando gravou um videoclipe: ela amanhã vai entrar na sua festa a cavalo. Vai chegar de carro, mas dentro da sala de jantar vai entrar montada a cavalo“, acrescentou. O incidente em questão (que aparentemente ficou entalado) remonta a 2019, quando a cantora ainda morava em Lisboa e quis levar um cavalo puro-sangue lusitano para dentro da Quinta Nova da Assunção, em Sintra, um palacete do século XIX. Basílio Horta, presidente da autarquia, não autorizou, e Madonna acusou Portugal de “ingrato”. O episódio ganhou mediatismo internacional e acabou por ir parar à revista “Vanity Fair”, que foi ainda mais longe ao considerá-lo um “incidente diplomático”.
A cantora americana fixou residência em Portugal entre 2017 e 2020, e foi por cá que gravou o álbum “Madam X”, onde canta em português e para o qual gravou vários vídeos entre as paisagens portuguesas, das Azenhas do Mar ao Mosteiro da Batalha.
Fado, futebol, e “Madame X”. Como Madonna aterrou “num mundo mágico”, agora em documentário
O aniversário do filho na Casa de Linhares
“Foi à última hora”, com cerca de 48 horas de antecedência, que Madonna pediu para fechar a Casa de Linhares, em Alfama, para “estar mais à vontade” nas celebrações do aniversário de Rocco, avançou ao Observador uma fonte da casa de fados lisboeta. O filho mais velho — fruto da relação que teve com Guy Ritchie — fez 23 anos na passada sexta-feira (dia 11) e a data foi assinalada numa festa que juntou amigos, os outros seis filhos e um bolo de aniversário em forma de guitarra portuguesa, com certeza. A estrela partilhou várias fotografias da noite na sua conta de Instagram.
Madonna aterrou em Lisboa na segunda-feira, num avião comercial onde viajou com 30 amigos “vindos de todo o mundo”, revelou Adriano Silva Martins no mesmo programa da CMTV. “Num avião normal porque ela é ambientalista, abdicou do seu avião privado há anos”, acrescentou. Ainda de acordo com o comentador, estará hospedada no Hotel Pestana Palace e deverá permanecer na capital portuguesa até ao fim de semana.
Também na segunda-feira, 14, foi o jantar na Casa de Linhares, onde durante todo o dia estiveram acesas mais de 100 velas de essência de gardénia, que será o seu cheiro favorito. “Gosta muito”, confirmou a fonte do Observador, acrescentando que foi a artista quem as “mandou vir” para o espaço. O jantar contou com cerca de 45 pessoas, entre amigos da mãe e do filho.
Madonna mantém uma relação de amizade com a fadista Vânia Duarte, proprietária do espaço, desde os tempos em que viveu em Lisboa. A artista terá entregue uma lista com vários artistas que gostaria que atuassem durante a noite. Sabe-se que Fábia Rebordão atuou, informação que a fadista confirmou ao Observador. “Atuei para ela sim, e para os seus convidados na segunda-feira. Conheci a Madonna através do Dino d’Santiago, que a levou a ouvir-me à Casa de Linhares, e logo aí foi-me feito o convite para entrar no seu último documentário, ‘Madame X’, o que muito me honrou. Cantámos juntas no documentário e também dançámos. Foi uma festa”, recorda. Na noite de segunda-feira terão atuado mais artistas, mas os nomes estão envoltos em secretismo, bem como o menu que foi servido durante o jantar. Esta não é a primeira vez que Madonna reserva o espaço para datas importantes, avançou a mesma fonte, que contou que a casa de fados também foi escolhida no ano passado para celebrar os anos do pai da estrela.
A recuperação e as novas datas da digressão
No final de junho, Madonna foi hospitalizada e internada nos cuidados intensivos com uma “grave infeção bacteriana”. A gravidade do quadro clínico levou-a a adiar a digressão mundial, que deveria ter arrancado em julho no Canadá e nos Estados Unidos.
Um mês depois de ter alta hospitalar, a 30 de julho, escreveu uma mensagem no Instagram sobre o processo de recuperação. “O amor da família e dos amigos é o melhor remédio. Um mês depois de sair do hospital, posso refletir. Como mães, podemos perder-nos nas necessidades dos nossos filhos”, escreveu. “Mas, quando precisei, os meus filhos estiveram lá para mim. Vi um lado deles que nunca tinha visto. E fez toda a diferença.”
Aparentemente totalmente recuperada, reagendou precisamente na manhã dos seus 65 anos a “The Celebration Tour”, que começa afinal na Europa, mais precisamente em Londres, a 14 de outubro. Em Lisboa, Madonna mantém as duas datas que já tinham sido anteriormente anunciadas, a 6 e 7 de novembro na Altice Arena.
Madonna reagenda concertos da “Celebration Tour” mas mantém datas em Lisboa
Atualizado às 15h56 de 17 de agosto para incluir a informação sobre o Bistro 100 Maneiras.