Cerca de um mês depois de Elon Musk ter alterado oficialmente o nome e o logótipo da rede social, o proprietário do antigo Twitter admite que o X “pode falhar”. A revelação surge depois de uma falha ter apagado fotografias e links publicados antes de dezembro de 2014.
Durante este fim de semana, os utilizadores da rede social aperceberam-se de que os antigos “X’s” daquele período não estavam a ser exíbidos. No lugar dos conteúdos multimédia surgiam hiperligações que não funcionavam. Entre eles, a conhecida selfie que Ellen DeGeneres tirou na cerimónia dos Óscares de 2014 com personalidades como Brad Pitt, Angelina Jolie, Julia Roberts, Bradley Cooper e Maryl Streep. Entretanto recuperada, é a fotografia com mais “retweets” da história da rede social, contando com mais de cinco milhões de partilhas.
Do pássaro azul ao X. Elon Musk altera oficialmente nome e logótipo do Twitter
Um dos utilizadores que chamou a atenção para a falha foi o informático Tom Coates que a classificou como “vandalismo épico de Musk” numa publicação onde mostra a falta das fotografias nos seus antigos “X’s”. Segundo o The Guardian, outros utilizares do X especulam que a falha foi causada por uma tentativa para poupar os custos do armazenamento de dados.
This is what Twitter pre-2014 looks like – every image and video removed and replaced with a dead link. Epic vandalism by Musk. Another cost-saving exercise presumably – and one which 100% should make you trust his statements Twitter is just about to make money. pic.twitter.com/ZtZn9iHlft
— Tom Coates (@tomcoates) August 19, 2023
Já Elon Musk referiu-se à falha como um problema comum entre as redes sociais. “A triste verdade é que não há grandes ‘redes sociais’ neste momento”, escreveu o proprietário de X, acrescentando: “Podemos falhar, como muitos previram, mas vamos fazer o possível para que haja pelo menos uma plataforma.”
The sad truth is that there are no great “social networks” right now.
We may fail, as so many have predicted, but we will try our best to make there be at least one.
— Elon Musk (@elonmusk) August 19, 2023
Utilizadores da rede social X vão deixar de poder bloquear outras contas
Esta segunda-feira, o X avançou que o “problema será totalmente resolvido nos próximos dias” e que nenhuma imagem ou dados foram perdidos.
Na semana passada surgiram relatos de que o acesso ao X e a outras redes sociais — como o Facebook e o Instagram — estava com um atraso de cinco segundos. Segundo o jornal britânico, também os sites do New York Times e da Reuters estiveram na mesma situação.
Não é a primeira vez que o antigo Twitter sofreu falhas desde que Elon Musk se tornou proprietário. No início deste ano os utilizadores aperceberam-se de que não conseguiam publicar ou enviar mensagens uns aos outros. Recebiam uma notificação que dizia que tinham “ultrapassado o limite diário de envio de tweets”. As mensagens diretas também não funcionavam.