Os rumores que o associavam ao Benfica eram tantos que Bernardo Silva teve que os desmentir. “Sendo muito realista: o Bernardo para sair do Manchester City para o Benfica, ou para sair de outro grande europeu para o Benfica, não pode sair com dois ou três anos de contrato, porque o Benfica não tem dinheiro para pagar a estes clubes, tem de sair livre. Estou numa situação difícil que tenho de gerir”, disse em entrevista ao jornal Record.

Esta quarta-feira, o Manchester City anunciou a renovação de contrato do internacional português até final de junho de 2026. Por um lado, a desilusão dos adeptos do Benfica continuarem a ver Bernardo Silva longe da Luz. Por outro, pode ter começado a contagem decrescente para o regresso. Tudo porque na mesma entrevista, o jogador admitiu que gostava de voltar a Portugal no máximo aos 32 anos. Pois bem, nascido em 1994, completa em 2026 esses mesmos 32 anos.

Para já, Bernardo Silva vai continuar a ser orientado por Guardiola nos citizens. “Passei seis anos incríveis no Manchester City e estou muito feliz por continuar aqui. Ganhar o treble na temporada passada foi muito especial e é emocionante fazer parte de uma equipa onde existe tanta fome e paixão. O sucesso faz-me querer ainda mais e este clube dá-me essa oportunidade de continuar a vencer. Adoro o treinador, os meus companheiros e os adeptos, e espero que possamos partilhar ainda mais lembranças nos próximos anos”, afirmou na mensagem que o clube inglês divulgou nas redes sociais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tal como todos os grandes jogadores, também Bernardo Silva chegou ao ser associado à Arábia Saudita ao longo do mercado de verão. Ainda assim, os destinos mais concretos, caso a opção do português fosse deixar Inglaterra, pareciam ser o FC Barcelona ou o Paris Saint-Germain. O treinador da equipa espanhola, Xavi Hernández, chegou mesmo a comentar a possibilidade de Bernardo rumar à Catalunha, especialmente se Messi não regressasse ao clube blaugrana, tal como acabou por não se verificar. “Seria uma maravilha mas é jogador do Manchester City, é muito difícil”, disse o técnico.

O Paris Saint-Germain que se encontra numa profunda reestruturação via em Bernardo Silva uma possível peça para dar início a esse processo. A equipa comandada por Luis Enrique acabou por não ver o plantel reforçado com o português, o que, para Pep Guardiola, por estes dias a lidar com um problemas nas costas, deve ter sido uma grande notícia.

Bernardo Silva falhou a Supertaça e a receção ao Newcastle por ter saído com problemas físicos frente ao Burnley. No entanto, não se espera que esteja afastado por muito tempo, o que lhe vai permitir ser um dos principais elementos da equipa esta temporada. O Manchester City, vencedor da Liga dos Campeões, da Premier League e da FA Cup na temporada passada, perdeu Riyad Mahrez e Ilkay Gundogan ao mesmo tempo que vai ter Kevin De Bruyne afastado por lesão durante algum tempo, logo o polivalente jogador de 29 anos vai ser um dos destaques da equipa ao longo de 2023/24.