Os incêndios que deflagraram esta quarta-feira em Nelas, distrito de Viseu, e em Ourém, distrito de Santarém, foram dados como dominados esta madrugada.
O incêndio em Senhorim, no concelho de Nelas, foi dominado pelas 02:30, disse à Lusa fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. A mesma fonte adiantou que no local, às 04:00, permaneciam ainda 330 operacionais, apoiados por 109 viaturas.
A circulação na Estrada Nacional 231 (EN 231), entre Nelas e Seia, já tinha sido restabelecida na quarta-feira à noite. O incêndio deflagrara pelas 12:24 de quarta-feira em Senhorim, freguesia de Canas de Senhorim, concelho de Nelas, no distrito de Viseu.
Já o incêndio em Urqueira, Ourém, que deflagrou pelas 18h33 de quarta-feira, foi dado como dominado às 05:06, disse à Lusa o comandante Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
De acordo com o ‘site’ da ANEPC, no local permanecem ainda 540 operacionais, apoiados por 166 viaturas, envolvidos nas operações de rescaldo.
Segundo a Proteção Civil, o fogo “andou muito perto de habitações”, mas nenhuma foi atingida. “Preventivamente evacuámos uma habitação para a zona de concentração e apoio à população, que o Serviço Municipal criou em Casal Bernardes, com o apoio da Ação Social”, explicou David Lobato, num balanço à Lusa na quarta-feira à noite.
[Já saiu: pode ouvir aqui o terceiro episódio da série em podcast “Um Espião no Kremlin”, a história escondida de como Putin montou uma teia de poder e guerra. Pode ainda ouvir o primeiro episódio aqui e o segundo episódio aqui]
Segundo o mesmo responsável, este foi um “incêndio de vento, com sete a dez quilómetros de extensão”.
Durante a tarde o fogo esteve próximo de algumas habitações. “Este município tem as habitações muito próximas da floresta” e “há sempre o pânico das pessoas quando estão a ver o incêndio a chegar perto das suas casas e não têm os meios”, apontou.
Fonte do Comando Territorial da GNR de Viseu revelou, igualmente à Lusa, que que a circulação na EN 231 foi restabelecida pelas 22h30 de quarta-feira. Assim, a única estrada cortada devido ao fogo no concelho de Nelas é a Estrada Municipal 1475.
Fogo em Nelas pode ficar dominado durante a madrugada
Já o incêndio que deflagrou pelas 12h24 de quarta-feira em Senhorim, concelho de Nelas, mobilizava pelas 00h30 495 operacionais, apoiados por 156 viaturas. O comandante do Comando Sub-regional Viseu Dão Lafões, Miguel Ângelo David, assumiu, num balanço feito na quarta-feira à noite, que o incêndio poderia ficar dominado durante a madrugada.
Num balanço ao final da noite, Miguel Ângelo David referiu que havia “apenas uma frente ativa, com cerca de 1.200 metros”, e “não há populações em risco e não houve habitações afetadas”. A frente ativa reduziu-se entretanto para cerca de 700 metros, segundo fonte da autarquia.
O comandante sub-regional de Viseu Dão Lafões esclareceu que houve quatro pessoas retiradas “que não teve a ver com uma situação direta do incêndio, mas teve a ver com uma situação de ansiedade”, sendo “quatro crianças com a mãe grávida”. “Temos um total de seis assistidos, destes, dois são civis e os restantes são bombeiros e tem a ver, essencialmente, com questões relacionadas com o fumo e com o calor”, referiu.
Joaquim Amaral, presidente da Câmara Municipal de Nelas, confirmou que o pavilhão municipal, situado na vila, onde foi montado um centro de acolhimento, “continua com 16 pessoas que vão lá pernoitar, por uma questão de precaução”, apesar de admitir que “o número pode mudar”.