Depois de ter ficado pelo caminho nos quartos de final do último Europeu, às mãos de uma Inglaterra que acabaria por conquistar a competição, a Seleção Sub-21 iniciava esta sexta-feira uma nova caminhada rumo ao próximo Campeonato da Europa. O primeiro adversário do Grupo G da qualificação era uma alegadamente modesta Andorra — mas Rui Jorge mantinha as reservas.

“A qualidade todos têm, mas estamos a falar de três ou quatro treinos, para uma equipa funcionar às vezes têm de existir um pensamento comum. Podemos resolver sempre um jogo pela qualidade individual, é mais fácil ter a qualidade individual e o coletivo a funcionar. A ansiedade é sempre um perigo. Muitas vezes, estas equipas de ranking inferior tentam jogar o menos possível e é preciso ter alguma calma, saber lidar com a sensação de ver o tempo passar e os golos poderem não aparecer. Isso perturba, muitas vezes. Esperemos que não seja o caso”, explicou o treinador português na antevisão.

A porta era grande demais para a conseguirem ver e resta-lhes usá-la para saírem (a crónica do Inglaterra-Portugal, em Sub-21)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Paços de Ferreira, na Mata Real, Rui Jorge lançava João Neves, Mateus Fernandes e Paulo Bernardo no meio-campo, com Henrique Araújo e Fábio Silva a fazerem companhia a Vasco Sousa no ataque e Tiago Tomás, Carlos Borges e Diego Moreira a começarem no banco. Do outro lado, na seleção de Andorra, estava uma equipa que já tinha disputado quatro jornadas da qualificação, somando três empates consecutivos.

Portugal abriu o marcador pouco depois da meia-hora, com Henrique Araújo a responder da melhor maneira a uma assistência de Fábio Silva na sequência de um remate de Paulo Bernardo à trave (32′). A Seleção foi para o intervalo a vencer pela margem mínima e Rui Jorge realizou uma dupla substituição logo no início da segunda parte, lançando Pedro Santos e Carlos Borges.

Fábio Silva aumentou a vantagem portuguesa à passagem da hora de jogo, com um pontapé cruzado na grande área depois de uma assistência de Vasco Sousa (60′), e Tiago Tomás fechou as contas instantes depois de entrar em campo com um cabeceamento que respondeu a um cruzamento de Pedro Santos na direita (71′). Sem uma exibição brilhante, Portugal venceu Andorra de forma natural e estreou-se na qualificação para o Europeu Sub-21 com uma vitória, tendo encontro marcado com a Bielorrússia na próxima terça-feira (14h).