A banda que tem três bateristas — Quim Albergaria, Ivo Costa e Riot — consta da lista dos 38 primeiros nomes com atuação garantida no festival, divulgada esta terça-feira pela organização, em comunicado.
O Eurosonic Noorderslag é, em simultâneo, um festival de música e uma plataforma europeia de divulgação de música, com conferências e encontros entre agentes da indústria musical de todo o mundo.
Na 38.ª edição, a Polónia será o país em foco no festival.
A participação dos Bateu Mateu no Eurosonic é feita a convite da rádio pública portuguesa Antena 3, uma das parceiras do festival.
Os Bateu Matou, uma “banda de baile 2.0”, editaram o álbum de estreia, Chegou, e que conta com uma mão cheia de convidados, como Papillon, Héber Marques, Irma, Toty Sa Med e Blaya, em maio de 2021.
Quando Quim Albergaria, Ivo Costa e Riot se juntaram, a ideia do projeto não passava pela criação de originais nem lhes passava pela cabeça a gravação de um álbum, mas sim “criar uma experiência de dança que ficava ali numa espécie de híbrido entre um DJ set e o que seria um concerto essencialmente à base de percussão”, explicou Quim Albergaria à Lusa em maio de 2021.