Artigo em atualização.

Uma forte tempestade em Nova Iorque inundou vários sistemas de metro, alagou ruas e estradas, atrasou voos e forçou o encerramento de um terminal do aeroporto de LaGuardia esta sexta-feira. A governadora Kathy Hochul declarou estado de emergência em Nova Iorque, Hudson e Long Island devido às “chuvas extremas na região”, como escreveu no X (antigo Twitter).

“Por favor mantenham-se a salvo e lembre-se de nunca tentar viajar em estradas inundadas”, escreveu ainda.

Ainda esta sexta-feira, Hochul avisou: “Esta é uma tempestade perigosa e ameaçadora. Contem com ela nas próximas 20 horas.”

Várias estações da rede de metro foram inundadas e encerradas. A Metropolitan Transportation Authority, autoridade responsável pela circulação do metro, recomendou às pessoas que ficassem em casa se não precisassem de viajar. “Alguns dos nossos metros estão inundados e a movimentação pela cidade está extremamente comprometida”, disse em conferência de imprensa o autarca da cidade, Eric Adams, citado pela BBC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu um aviso de inundação “considerável” para os bairros de Manhattan, Queens e Brooklyn, um nível de alerta apenas reservado, de acordo com o The New York Times, para eventos de chuva extrema. Bronx, Staten Island e a cidade de Jersey também estão em alerta.

O mesmo jornal descreve “quedas de água em cascata” que levaram ao encerramento do serviço de metro em Brooklyn, forçando muitos passageiros a percorrerem o caminho até casa a pé, sob chuvas torrenciais e com vários centímetros de água a alagarem as ruas.

Em algumas escolas, as inundações forçaram crianças e professores a aguardarem nos pisos superiores para se protegerem.

Os aeroportos de La Guardia e Joh F. Kennedy viram vários voos atrasados ou cancelados ao longo do dia. No segundo, a média de atrasos rondou as três horas. O Terminal A do aeroporto de La Guardia foi encerrado.

https://twitter.com/observer888888/status/1707813184239972389

Nos bairros de Manhattan, Brooklyn e Queens, caíram entre 5 centímetros e 12 centímetros de chuva. Espera-se que caiam mais 2,5 centímetros a 7 centímetros nas próximas horas, dependendo das áreas da cidade.

Às 11 da manhã (hora local), registaram-se quedas de água com uma altura de cerca de 35 centímetros no mês de setembro, o maior valor registado desde setembro de 1882, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA. É o segundo setembro mais molhado desde que há registos.

https://twitter.com/observer888888/status/1707827134025314611

As autoridades encerraram várias estradas e o trânsito esteve gravemente condicionado pela subida do nível da água, que deixou vários carros praticamente submersos. Citada pelo The New York Times, uma condutora descreveu como esteve três horas fechada no carro sem conseguir sair.

Até às 19h50, não havia registos de mortes relacionadas com as cheias.