O almirante Henrique Gouveia e Melo, chefe do Estado-Maior da Armada, continua a ser o preferido dos portugueses para se candidatar a Belém. Numa sondagem do ICS/ISCTE realizada para a SIC e Expresso, divulgada esta segunda-feira, o almirante que liderou a campanha de vacinação contra a Covid-19 é o nome a quem os inquiridos dão melhor nota quando questionados sobre a probabilidade de votarem em determinados candidatos.

Numa escala de 0 a 10, em que a nota mais baixa corresponde a “muito improvável” e a mais alta corresponde a “muito provável”, Gouveia e Melo surge com 4.8 de probabilidade de voto. António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, é considerado pela primeira vez na sondagem e entra diretamente para o segundo lugar (4.4). Porém, o Expresso diz que uma candidatura é improvável porque o mandato na ONU só termina depois das eleições presidenciais de 2026.

Em terceiro lugar, entre os 17 possíveis candidatos que foram colocados à consideração dos inquiridos, surge António Costa (4.1). O primeiro-ministro, recorda o semanário, disse em dezembro passado que “nunca, jamais, em tempo algum” se candidataria às eleições presidenciais. Marques Mendes aparece em quarto lugar (3.5), seguido de Catarina Martins (3.2) e Passos Coelho, que tem a mesma ‘nota’ (3.1) que Mário Centeno e Ana Gomes.

O Expresso e a SIC apresentam também, na sondagem, a percentagem de inquiridos que se manifestam sobre um dos candidatos porque o conhecem. Neste caso, o almirante Goveia e Melo é o avaliado com menos notoriedade de entre os que estão no topo da tabela. Tem 77%, percentagem que compara, por exemplo, com os 96% de António Costa, os 95% de André Ventura ou os 94% de Passos Coelho.

Apesar de apenas ter sido divulgada esta segunda-feira, o trabalho de campo da sondagem do ICS/ISCTE realizada para a SIC e Expresso decorreu entre os dias 16 e 25 de setembro. Foram consideradas 804 entrevistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR