Parece ter nascido um sapato/estrela no mais recente mês de moda – e o sucesso não surgiu nas passerelles, mas pelas ruas. A Vogue norte-americana deu o alerta durante a semana de desfiles em Nova Iorque e o Observador foi ver o que tem, afinal, de especial esta peça que se move entre a moda e o desporto – e até parece difícil de descrever.
Chama-se Shox MR4 e foi lançado em julho passado como parte de uma coleção criada pela designer de moda Martine Rose em parceria com a Nike em antecipação do Mundial de Futebol Feminino. A coleção é unissexo e conta com roupa clássica de alfaiataria, assim como com roupa desportiva, incluindo calções, calçado e acessórios (meias e óculos). A coleção tinha chegada prevista ao site de Martine Rose a 25 de julho, pouco depois do arranque da competição que teve lugar na Austrália e na Nova Zelândia.
É, por isso, natural que muitos dos seus clientes tenham aproveitado para usar o novo par de calçado na semana da moda de Nova Iorque, em meados de setembro, altura em que a elite e os fãs se vestem a rigor para desfiles e eventos. O fotógrafo que há anos capta para a Vogue o melhor do street style pelas ruas da cidade, Phil Oh, encontrou, pelo menos, cinco pessoas que não resistiram aos novos Shox MR4. A tentação já chegou às celebridades e Hailey Bieber tem um modelo em amarelo, enquanto Irina Shayk e Rosalia já se haviam rendido a uma versão anterior. A artista plástica Lakwena Maciver, por exemplo, usou estes ténis para completar o seu look na apresentação da instalação imersiva de nome “Tender, loving, care”, no quartel general da leiloeira Christie’s, em Londres, no passado dia 6 de outubro.
Duas combinações de cor, uma versão preta, 199,99 euros
À primeira vista a classificação não é clara. Parece que um par de ténis, um par de sapatos e um par de chuteiras foram combinados num só. Esta criação conta com a sola Shox, que já é uma imagem de marca da Nike, criada por Bruce Kilgore em 1984. Já a parte da frente com um formato quadrado lembra um sapato clássico e os sapatos que Martine Rose costuma criar e, para facilitar o uso, tem a construção de uma mule.
A Vogue chamou-lhe “um ténis maravilhosamente estranho”. As cores lembram as chuteiras de futebol que as estrelas do desporto usam nos relvados e há duas combinações diferentes: um par em laranja e amarelo fluorescente e um outro em roxo e turquesa. Mas há ainda uma versão em preto que é, aliás, a única que ainda está disponível no site da designer. Cada par destes sapatos custa 199,99 euros e as versões mais vistosas já estão esgotadas no site da designer, no da Nike e em outros meios online.
A designer britânica com herança jamaicana com parcerias com a Nike
Quem é Martine Rose? A designer britânica com herança jamaicana abriu a sua própria marca em 2007 em Londres e tem-se dedicado à moda masculina, transformando algumas peças de streetwear em verdadeiros objetos de desejo de celebridades. A designer já esteve próxima de alcançar prémios tão cobiçados como o LVMH Prize e um British Fashion Award para design de moda masculina do ano, o seu nome também terá sido considerado para suceder a Virgil Abloh na Louis Vuitton, lugar ocupado por Pharrell Williams.
Rose já colaborou com a Nike várias vezes. Embora a designer tenha usado calçado Nike para completar os looks das suas coleções em desfile desde 2018, só em 2019 houve de facto uma parceria, para redesenhar os ténis Air Monarch IV. Em 2021, foi convidada a recriar o equipamento da equipa inglesa de futebol feminino, conhecida como “lionesses” (as leoas). Em 2022, por altura do Europeu de Futebol Feminino, a colaboração voltou a ter o calçado como protagonista e foi quando nasceram os Nike Shox MR4, que foram apresentados durante a semana da moda de Londres, no desfile com a coleção primavera/verão 2023 da designer, segundo relata a revista GQ.