O número de mortos no naufrágio de um barco, ocorrido sábado à noite, num rio da província de Equateur, no noroeste da República Democrática do Congo (RDCongo), aumentou para 40, confirmaram esta terça-feira as autoridades.

O incidente ocorreu perto da localidade de Boyeka, situada no território de Bolomba, onde uma embarcação, em que viajavam mais de 300 pessoas, se afundou.

Segundo o governador da província de Equateur, Dieudonné Bobo Boloko, o acidente “deveu-se ao envelhecimento da embarcação”, que não tinha documentos nem seguro.

Não é normal que mais de 200 pessoas viajem num barco e nenhuma delas tenha um colete salva-vidas. É preciso regulamentar este setor”, frisou Boloko.

Os trabalhos de busca e salvamento permitiram retirar da água 267 pessoas com vida, embora haja ainda um número desconhecido de desaparecidos e se receie que o número de mortos possa aumentar.

O incidente ocorreu menos de duas semanas depois de cerca de 50 pessoas terem morrido num naufrágio no rio Congo.

A sobrecarga de passageiros e mercadorias, a má sinalização das vias navegáveis, a navegação noturna e o incumprimento das regras por parte das embarcações são as principais causas dos naufrágios nas vias navegáveis do país africano que faz fronteira com Angola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR