Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

A União Europeia forneceu apenas um terço do milhão de munições de grande calibre que tinha prometido à Ucrânia para suprir as necessidades existentes, estando assim em risco de falhar o prazo de entrega, até março de 2024.

De acordo com um artigo publicado pela agência Bloomberg, foram entregues cerca de 300.000 munições de 155mm desde março, quando os 27 Estados-membros acordaram com o envio de um milhão de projéteis de grande calibre, no espaço de 12 meses, para auxiliar as Forças Armadas ucranianas nos combates contra as tropas russas.

Passados mais de seis meses, a iniciativa atingiu cerca de 30% do seu objetivo global até à data.

A Bloomberg consultou assinaturas de contratos para aquisição de munições pelos países da UE e outros documentos, bem como falou com fontes conhecedoras do processo, que prestaram declarações sob a condição de anonimato.

No final de março, os 27 aprovaram um pacote de dois mil milhões de euros para a aquisição de munições de artilharia para enviar para a Ucrânia. Metade do valor é para entrega imediata de munições de grande calibre. Os outros mil milhões são para aquisição conjunta pelos países da UE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR