Trata-se de uma iniciativa da Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais (APTERN), uma associação sem fins lucrativos, que visa “promover o turismo rural e natural pela dinamização de uma estratégia integrada para o setor”.

A presidente da APTERN, Sara Correia, afirma à agência Lusa que este é “um projeto de literacia da natureza” para combater “o enorme afastamento dos miúdos, que são os turistas do futuro”.

Segundo a bióloga, “pretende-se que os estudantes sejam cada vez mais conscientes” e percebam a “importância da natureza como parte da sua identidade”.

A APTERN pretende, com este projeto – que venceu uma candidatura ao Fundo Ambiental – “ensinar os miúdos do 7.º ao 12.º ano sobre temas muito específicos que são relativamente pouco trabalhados nas escolas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os alunos participam num concurso com um pequeno vídeo de três minutos mostrando o que a natureza da sua proximidade tem para oferecer.

“Os vencedores ganham a oportunidade de protagonizarem uma viagem para filmar um documentário numa das ilhas dos Açores”, explica Sara Correia. A primeira viagem teve lugar no Pico, em 2022, e agora é a vez de Santa Maria, tendo o fotógrafo e cineasta Pepe Brix, natural da ilha, sido o realizador.

O filme tem como título “Santa Maria, a natureza dos princípios” e tem como protagonistas os estudantes Laura Nunes, Filipa Ferreira, Maria Rodrigues, Ehtan Raikundalia e Rodrigo Pereira, que fazem uma incursão pela natureza, pela cultura, pela gastronomia e pela realidade social da ilha.

Sara Correia justifica a integração das ilhas dos Açores no projeto referindo que era necessário levar os alunos “para um destino considerado verdadeiramente sustentável”.

A iniciativa conta, como parceiros, com a Direção-Geral da Educação e a Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Em dezembro de 2019, os Açores foram oficialmente reconhecidos como o primeiro arquipélago do mundo certificado ao abrigo do programa EarthCheck Destino Sustentável.

Com o apoio da Direção Regional do Turismo, o filme sobre Santa Maria vai estar em exibição, com base num ‘roadshow’, em escolas de todos os distritos do país “para dar a conhecer o projeto e o destino Açores”.

O filme já foi exibido em ante-estreia na ilha. Na quarta-feira, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, vai integrar o evento Taste Azores, onde vão estar presentes os jovens estudantes.

A próxima ilha a integrar o projeto é São Miguel, em 2024, sendo o filme rodado pelos estudantes vencedores do concurso de 25 de abril a 01 de maio.