A Vodafone vai vender a sua operação em Espanha à Zegona num negócio avaliado em 5 mil milhões de euros, anunciou a empresa britânica. A Vodafone Portugal diz que esta venda “não tem impacto na operação em Portugal e não terá impacto nos nossos clientes com operações em Espanha”.

Segundo os termos acordados, a   Vodafone deverá receber 4,1 mil milhões em dinheiro e 900 milhões em ações convertíveis que pode exercer até seis anos depois do fecho do negócio.

A Vodafone e a Zegona, fundo de investimentos britânico, acordaram ainda que a Vodafone vai continuar a prestar alguns serviços à Vodafone Espanha pelos quais receberá anualmente 110 milhões de euros.

O valor da empresa para o negócio foi colocado nos cinco mil milhões de euros um múltiplo de 5,3 vezes o EBITDA ajustado.

Mário Vaz que liderou a Vodafone Portugal foi este ano para Espanha e acaba por ficar associado à venda da empresa num mercado em que a operadora britânica sempre teve dificuldade em ser rentável. Em Portugal, a Vodafone, depois de ter recusado comentar este negócio, acabou por dizer que “esta transação em Espanha não tem impacto na operação em Portugal e não terá impacto nos nossos clientes com operações em Espanha.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Portugal, a Vodafone está em processo de compra da Nowo, mas a operação continua “em curso” já que aguarda a análise da Autoridade da Concorrência.

Sobre a Nowo, continua em curso o processo de análise da aquisição pela Autoridade da Concorrência.

Espanha tem andado num processo de consolidação no setor. A MásMóvil está em processo de fusão com a Orange, ainda que esteja a enfrentar um braço de ferro com Bruxelas para aprovação da operação.

(Notícia atualizada às 10h53 com posição da Vodafone Portugal)