455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

ANACOM

MEO

Tribunal confirma condenação à MEO mas reduz coima

O regulador refere que as condutas adotadas pela MEO "foram lesivas do direito a um serviço essencial e gratuito", mas reduziu o montante da coima aplicada para 430 mil euros.
CTT

Anacom aplica sanção de 154 mil euros aos CTT

Os CTT foram condenados pela Anacom ao pagamento de 154 mil euros, mas a empresa já recorreu da sanção para tribunal.
ANACOM

Reclamações nas comunicações caem 30%

As reclamações no setor das comunicações sofreram uma quebra no primeiro trimestre deste ano face ao período homólogo no ano passado registando "menos 20% face ao primeiro trimestre de 2021".
ANACOM

Preço das telecomunicações subiu em abril

A Anacom revelou que as telecomunicações, em Portugal, aumentaram 1,4% face ao mês de março. A subida de preços também se fez sentir em toda a União Europeia com um aumento em média de 0,6%.
Telecomunicações

Portugal. 4º país da UE nos acessos com 100 Mbps

Numa nota sobre o estado das telecomunicações em Portugal, a Anacom revela que Portugal é o 4º país da UE "com maior proporção de acessos com 100 Mbps ou mais".
Noticiário

10h. PSD. 8.600 pagam quotas

A pouco mais de duas semanas das eleições diretas do PSD, houve uma verdadeira corrida dos militantes para colocar as quotas em dia. Na última semana, foram mais de 8.600 quotas pagas.
Noticiário

9h. Guerra na Ucrânia discutida em Bruxelas 

Os ministros da Defesa da União Europeia reúnem-se em Bruxelas esta terça-feira para discutirem a guerra na Ucrânia. Portugal vai estar representado por Helena Carreiras, ministra da Defesa,
Noticiário

22h. CTT falharam metas para qualidade de serviço

No entanto, devem escapar a penalizações. Para isso, invocam razões de forma maior, ligadas à pandemia de Covid-19. Relatório da Anacom conclui que Correios falharam todos os critérios de desempenho.
ANACOM

Tarifa social de internet com adesão mínima

Objetivo desta tarifa é permitir às famílias com baixos rendimentos aceder serviços em banda larga. Secretário de Estado assume que projeto não está a ter a adesão prevista.
CTT

Anacom encontra falhas nos centros de distribuição

O regulador do setor das comunicações realizou um conjunto de ações de fiscalização aos centros de distribuição dos CTT e detetou várias falhas.
Ministério Administração Interna

MAI pede intervenção da ANACOM para renovar SIRESP

O MAI informa que o processo de renovação de contrato de assistência com o SIRESP é "de grande complexidade técnica e delicadeza" e, por isso, pede à ANACOM para apoiar a "definição" de encargos.
NOS

Nos diz que rede 5G já chega a 75% da população

A Nos garante que o investimento na rede 5G está a ser célere e que já chega a 75% da população. A empresa garante, por outro lado, que não desistiu dos processos contra o leilão.
Telecomunicações

NOS é o serviço com mais reclamações

As reclamações escritas contra prestadores de serviços de comunicações aumentaram em 2021. A NOS foi o serviço que registou o maior número de reclamações por mil clientes.
CTT

Novo contrato de concessão dos CTT entra em vigor

O novo contrato de concessão dos CTT entrou em vigor, depois do Tribunal de Contas ter dispensado o visto prévio.
ANACOM

Telecomunicações sobem 1,4% face a dezembro

"Em comparação com o mês homólogo, os preços aumentaram 2,7%", acrescenta, precisando que este valor é 0,7 pontos percentuais inferior ao crescimento do IPC.", alerta a ANACOM.
ANACOM

ANACOM aplica sanções à MEO por práticas desleais 

Em causa estão "práticas comerciais desleais nas relações com os consumidores que, em virtude dos incêndios em outubro de 2017, na zona Centro do país, ficaram sem serviços".
ANACOM

Tarifa social de internet já pode ser pedida

Anacom já aprovou a oferta da tarifa social de acesso à internet em banda larga da NOWO, devendo a NOS, a MEO, a Prodevice e a Vodafone ajustar as suas ofertas no prazo de até 10 dias úteis. 
CTT

Estado e CTT firmam novo contrato de concessão

O Estado já atribuiu aos CTT um novo contrato de concessão para o serviço universal postal, que vai vigorar por sete anos. Aguarda a aprovação do Tribunal de Contas.
ANACOM

Anacom aplica coimas à Meo, NOS e Vodafone

As infrações verificadas estavam relacionadas com a suspensão dos serviços dos assinantes da Meo, NOS e Vodafone, sem lhes ter sido comunicado o respetivo pré-aviso.
Telecomunicações

TCE reconhece atrasos do 5G em Portugal

Em Portugal, a atribuição das licenças 5G foi mais demorada que previsto e marcada pelo conflito entre os operadores e a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).
ANACOM

23% das empresas usa dispositivos interconectados

As empresas utilizaram equipamentos interconectados controlados pela internet sobretudo para segurança das instalações e para gerir o consumo de energia.
Coronavírus

Serviços chamadas pela internet cresceram

A pandemia acelerou o crescimento dos serviços como o WhatsApp e Facebook Messenger. Portugal ultrapassou a média europeia com mais sete pontos percentuais, passando para a 9.ª posição do 'ranking'.
Leis

Consulta pública sobre conectividade a decorrer

O processo teve início em novembro, quando o Governo encarregou a Autoridade Nacional de Comunicações de recolher informação atualizada sobre a cobertura das referidas redes no território nacional.
ANACOM

Parte de Bragança só tem rede móvel espanhola

O estudo da Anacom detetou ainda duas aldeias, Guadramil e Petisqueira, onde não existe qualquer disponibilidade de cobertura de rede móvel, nem mesmo para chamar o 112.
MEO

Meo recebe licença do 5G

Das seis empresas que venceram o leilão de 5G, a Meo era a que faltava ter licença. Já garantiu agora essa autorização, podendo lançar o serviço quando entender.
Telecomunicações

Redução de preços nos circuitos Continente-ilhas

"No que respeita aos preços dos circuitos tradicionais, no âmbito da oferta de referência de circuitos alugados (ORCA), a Anacom decidiu igualmente manter os preços em vigor", indicou o regulador.
ANACOM

Consulta pública sobre utilização da faixa 26 GHz

Regulador refere que decidiu auscultar o mercado para aferir do interesse na disponibilização de espectro na faixa dos 26 GHz, uma das que integra o conjunto de faixas pioneiras para o 5G.
ANACOM

Anacom quer televisão gratuita por cabo

Esta é uma "recomendação que já temos feito ao Governo", no âmbito do grupo de trabalho que foi criado pelo secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, afirma a Anacom.
ANACOM

Estado encaixa este ano mais de 400 milhões com 5G

Dos seis vencedores do leilão para o 5G, três optaram por pagar a pronto, ou seja, a totalidade das frequências. As outras três pagaram metade.
Telecomunicações

Só falta a Meo ter licença 5G

A Meo é a única operadora que ainda não pagou as licenças de 5G e como tal não tem ainda licença. Nos, Vodafone, Nowo, Dense Air e Dixarobil já têm licenças.
Telecomunicações

Nowo já pode explorar tecnologia 5G

Autoridade Nacional de Comunicações informou que a Nowo "pode dar início à exploração comercial das frequências atribuídas".
ANACOM

Autarquias já têm WIFI4EU a funcionar

Das câmaras municipais portuguesas que foram contempladas com verbas para a instalação de Wi-Fi em locais públicos, mais de metade, cerca de 160, já instalaram os equipamentos e já disponibilizam.
Telecomunicações

Nos é primeira a lançar 5G. Dense Air com licença

A Nos garantiu já a licença de 5G. É a primeira em Portugal. Com a licença, a operadora arrancou já com a oferta dos serviços de quinta geração. Também esta sexta-feira, a Dense Air obteve a licença.
Telecomunicações

Dense Air, Nos e Vodafone já pagaram licenças 5G

A Dense Air, a Nos e a Vodafone foram as primeiras a pagar as respetivas licenças de 5G, pelo que serão, em condições normais, as primeiras a poderem operacionalizar as suas ofertas.
Economia

5G. Só falta operadores pagarem para terem licença

A Anacom aprovou o relatório final do leilão do 5G. Já só falta pagamento dos operadores para haver licenças.
Açores

5G leva internet a todas as freguesias dos Açores

O presidente da Anacom acrescentou que "dentro de quatro anos, até 2025", a cobertura de 100 megabytes vai ter de abranger "pelo menos 90% da população" açoriana.
CTT

CTT. Governo em contra-relógio para fechar acordo 

CTT vão ter mais sete anos de concessão para o serviço universal por ajuste direto. Governo já nomeou comissão que vai avaliar a proposta da empresa. Tem até ao final do ano para concluir processo.
Telecomunicações

5G. Arranque em Portugal dependente da Anacom

"Se a Anacom tiver o mesmo ritmo destes 200 dias, 1.727 rondas para atribuição das licenças, arriscamo-nos a que passemos ainda largas semanas, senão meses, a termos o 5G", disse presidente da Altice.
Entidades reguladoras

Governo nomeia gestores para a CMVM e Anacom

Gabriel Bernardino e Patrícia Silva Gonçalves já receberam a luz verde do Parlamento para presidente da CMVM e vogal da Anacom, respetivamente. Marcação de eleições trava nomeações para reguladores.
Telecomunicações

Presidente da Anacom não ponderou demitir-se

João Cadete de Matos, presidente da Anacom, diz não se ter sentido ofendido com as declarações de António Costa, nem ponderou demitir-se.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.