266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

ANACOM

Telecomunicações

Altice pede afastamento do presidente da ANACOM

O presidente executivo da Altice referiu que o leilão 5G "leva já 7 meses" e o processo está no ponto em que se encontrava em novembro de 2020 e, por isso, pede o afastamento do presidente da ANACOM.
ANACOM

5G. Operadoras criticam ANACOM

Altice, NOS e Vodafone vieram esta terça-feira criticar aquela que dizem ser uma posição abusiva da ANACOM. Vodafone pondera mesmo recorrer legalmente de decisão tomada pela entidade reguladora.
ANACOM

Queixas enviadas à Anacom subiram 37% desde março

Entre 13 e 19 de dezembro de 2020 foi atingido o pico semanal de reclamações — 4.300. O valor semanal mais elevado das queixas às comunicações eletrónicas foi também o recorde dos últimos três anos.
Altice

Altice. Estado deve investir na cobertura de rede

"Gostava que a Anacom se preocupasse com os 0,5% dos portugueses que não têm sequer rede 2G, que não conseguem sequer falar ao telemóvel", advertiu esta quarta-feira o presidente da Altice.
ANACOM

Anacom inscreveu 21 empresas de comunicações

"Este número de inscrições no mercado das comunicações em 2020 permite confirmar uma tendência de subida no setor das comunicações eletrónicas", quando comparado com anos anteriores, diz a Anacom.
Telecomunicações

Apritel reitera alteração das provisões da Anacom

A NOS considera que o aumento das provisões da Anacom revela a crescente reação dos operadores contra as suas decisões, mas acima de tudo, que o regulador acha que vai perder as ações interpostas.
ANACOM

Anacom aumenta compensações por incumprimento 

"O incumprimento dos objetivos de desempenho implicará a aplicação de uma dedução no preço médio anual do cabaz de serviços de correspondências, encomendas e jornais e publicações", diz a Anacom.
Telecomunicações

Portugal lidera descida de preços nas comunicações

Segundo a associação dos operadores Apritel, apoiada nos dados de março do Eurostat, Portugal é um dos países na liderança da descida de preços nos pacotes de telecomunicações a nível europeu.
ANACOM

5G. Propostas do leilão somam 284,5 ME no 68.º dia

Não existe informação oficial de quem licitou, nem há data para o final do leilão. Atualmente, a faixa 3,6 GHz, com 40 lotes, é a única que tem sido alvo de ofertas, com 129,9 milhões de euros.
Telecomunicações

5G. 63º dia de leilão com propostas de 279 milhões

No 63.º dia de licitação, as propostas do leilão 5G totalizaram 279 milhões de euros, num total de "seis rondas", de acordo com a informação avançada pela Autoridade Nacional de Comunicações.
Altice

SIRESP pode acabar no final de junho, diz Altice

126
Alexandre Fonseca diz que não foi contactado sobre o SIRESP e que por isso está iminente o fim da rede de emergência a 30 de junho. CEO da Altice critica Anacom por mudar regras no leilão do 5G.
Telecomunicações

5G. Alteração das regras do leilão é "inaceitável"

"Absolutamente inaceitável e ilegal". É assim que Filipa Carvalho, administradora executiva da NOS, vê as alterações das regras do leilão 5G anunciadas pelo regulador ANACOM.
ANACOM

5G. Anacom altera regras do leilão 

Para prevenir um eventual "prolongamento excessivo", Anacom decidiu implementar novas regras no leilão, incluindo "um aumento do número diário de rondas e maiores incrementos nos valores licitados".
Internet

Musk em testes para vender internet em Portugal

1777
A internet por satélite da Starlink, com a qual Elon Musk quer chegar a todo o mundo, já está em testes, diz a Anacom. Em Portugal, a internet por satélite cresceu 78,5% e há planos a 13 euros.
Coronavírus

Tráfego de dados fixos aumentou em 2020

Devido à pandemia o tráfego médio de dados fixos por acesso aumentou 55% em 2020. A Covid-19 "provocou igualmente um aumento das comunicações de voz tradicionais".
ANACOM

Ao 40.º dia de licitação, 5G soma 255,6 milhões

Após 40 dias do arranque, o valor das propostas dos operadores do leilão 5G atingiu esta quarta-feira os 255,6 milhões, mais de 900 mil euros face aos 254,7 milhões de euros registados na terça-feira.
Tecnologia

5G. Campos eletromagnéticos abaixo do referencial

Segundo conclusões da Anacom, os campos eletromagnéticos dos ensaios de 5G "estão mais de 50 vezes abaixo dos níveis de referência" recomendados.
Tecnologia

Leilão principal do 5G totaliza 244,3 milhões

Esta quarta-feira o valor das propostas dos operadores do leilão do 5G totalizou 244,3 milhões de euros, 35 dias após a licitação principal ter arrancado.
Telecomunicações

Reclamações nos serviços de comunicações sobem 28%

Meo foi o prestador com mais reclamações globais, a NOS foi a que teve o maior número por mil clientes e a Vodafone registou o maior aumento segundo os dados divulgados pela ANACOM.
Telecomunicações

Preços das telecomunicações aumentam em 16 pontos

272
Portugal contraria tendência da União Europeia: preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 6,4% enquanto na União Europeia diminuíram 9,9%.
ANACOM

Anacom alerta para fraudes 

A Autoridade Nacional de Comunicações alerta para situações de fraude promovidas por indivíduos que dizem ser seus representantes e que apresentam como pretexto a realização de estudos.
Coronavírus

2424 é o número que avisa população sobre vacinas

A Anacom atribuiu aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde o número 2424 para informar a população sobre a vacinação contra a Covid-19 (e também para enviar receitas e agendar consultas).
ANACOM

Propostas de operadores em 214,4 milhões de euros 

As propostas dos operadores atingiram os 214,4 milhões de euros no 15.º dia de licitação principal do leilão de 5G. A licitação principal inclui os operadores Altice Portugal, Nos e Vodafone.
ANACOM

5G. Propostas ascendem as 212 milhões de euros 

Ofertas desta segunda-feira representam mais de dois milhões de euros do que o registado na sexta-feira, ascendendo aos 210,4 milhões. A Anacom aponta para receitas de cerca de 237,9 milhões de euros.
ANACOM

5G. Anacom monitoriza faixa após migração da TDT

A Autoridade Nacional de Comunicações está a monitorizar a faixa dos 700 MHz, que foi libertada na migração da TDT para ser utilizada no 5G, tendo iniciado o processo pelo norte do país.
Telecomunicações

5G. Encaixe de 61,2 milhões no 2.º dia de leilão

No primeiro dia do leilão de quinta geração para os novos entrantes, o encaixe tinha sido de mais de 49 milhões de euros. No segundo dia, chegou aos 61,2 milhões de euros.
Tecnologia

5G. 49 milhões de euros no primeiro dia de leilão

O primeiro dia de licitação do leilão do 5G permitiu um encaixe de 49 milhões de euros. O montante final encaixado com o leilão depende dos lotes que forem atribuídos durante o processo, diz a Anacom.
ANACOM

5G. Ministro da Economia critica a Anacom

"A Anacom deveria ter uma atenção muito mais importante ao que é o cumprimento das obrigações de cobertura territorial, que não tem sido acompanhado devidamente pelo regulador", criticou Siza Vieira.
Tecnologia

5G: processo de migração da TDT foi um sucesso

No total, mudaram de frequência 273 emissores, numa operação onde colaboraram mais de 100 pessoas. As licenças devem começar a ser atribuídas durante o primeiro trimestre do próximo ano.
ANACOM

Anacom tem 110 milhões para processos em tribunal

Operadores de telecomunicações queixam-se de pagar os processos em duplicado, uma vez que as taxas que pagam à Anacom aumentam com o aumento dos processos, escreve o jornal Público.
NOS

NOS: Anacom presta mau serviço ao país

O presidente da Anacom considerou que condições do processo do leilão do 5G "estão perfeitamente articuladas com as regras europeias". A NOS acusa-o de "defender o indefensável".
Tecnologia

5G "está articulado com regras europeias"

O processo de migração do TDT termina na sexta-feira. Presidente da Anacom diz que as condições do processo do leilão do 5G "estão perfeitamente articuladas com as regras europeias".
Tecnologia

ANACOM: leilão do 5G "vai ser estruturante"

O presidente da ANACOM afirmou, esta sexta-feira, que "vamos ter pela frente oportunidades de comprovar que a concorrência não só é um bem comum, a concorrência é amiga do investimento".
ANACOM

Anacom. Presidente tranquilo com processo sobre 5G

João Cadete de Matos a disse que a Anacom acompanha o processo sobre contestação dos operadores em tribunal com toda a tranquilidade, salientado que o que tem sido feito foi em cumprimento da lei.
Telecomunicações

Deputados aprovam audição sobre leilão 5G

Foi apreciado e votado favoravelmente um requerimento apresentado pelo CDS-PP para audição da Anacom e da AdC "sobre o regulamento do leilão de 5G". Ainda não está marcada a data.
Telecomunicações

5G. Termina prazo para candidaturas

Com a polémica em torno de uma tecnologia que promete revolucionar a vida de todos, vieram também os desinvestimentos. Altice Portugal, NOS e Vodafone Portugal consideram regras discriminatórias.
ANACOM

5G. Vodafone Portugal quer transparência

Processo amplamente criticado pelos operadores e vários processos judiciais termina na sexta-feira. Condições do projeto de leilão "não preveem requisitos de cobertura mínima'' para novos entrantes.
Telecomunicações

5G. Altice junta-se aos críticos e escreve a PM

Depois de Vodafone e Sonae, junta-se ao coro de críticas o Grupo Altice, que exige um quadro legal e regulatório "estável, competitivo e ajustado ao dinamismo do mercado"
Telecomunicações

5G. NOS também reforça "preocupações"

Comissão Europeia pediu esclarecimentos à ANACOM sobre as condições de cobertura dos novos entrantes e o "roaming" nacional no leilão do 5G. Missiva "reforça a razão de ser" das queixas, diz NOS.
Vodafone

Vodafone interpôs providência contra leilão 5G

A Vodafone Portugal pede que seja anulada a decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), que, em reunião de 30 de outubro, aprovou o regulamento do leilão.
Altice

5G. Altice processa Anacom e faz queixa a Bruxelas

A dona da Meo "avançou com a interposição de uma providência cautelar contra a Anacom" e "avançou também com a apresentação de duas queixas junto da Comissão Europeia", no âmbito do leilão 5G.
ANACOM

Guerra 5G ameaça suspender leilão em Portugal

A atribuição de licenças 5G em Portugal está marcada para o primeiro trimestre de 2021, correndo o risco de ser adiada, devido ao conflito entre os operadores de telecomunicações e a Anacom.
Telecomunicações

Anacom. Mensalidades sobem, mas qualidade baixa

418
Regulador diz que Meo, Nos e a Vodafone aumentaram mensalidade para pacote base de TV Cabo, internet e rede fixa em 3,3%. Qualidade do serviço é reduzida em plena 2ª vaga da pandemia.
Vodafone

Dense Air. Vodafone e NOS contestam Anacom

Operadores consideram ser ilegal a decisão da Anacom em manter a licença da Dense Air, detida pelo grupo Softbank, cujo espectro foi reconfigurado para o leilão do 5G.
ANACOM

Licenças 5G atribuídas no 1.º trimestre de 2021

O presidente da Anacom disse contar que "seja possível encerrar o procedimento do leilão no mês de janeiro", assim haverá condições de atribuir licenças "no decurso do primeiro trimestre".
ANACOM

5G. Faltma 46 antenas para concluir migração TDT

“Neste momento, e estamos praticamente a chegar ao fim da operação, o custo total da migração da TDT deverá ser inferior a quatro milhões de euros”, salientou o presidente da Anacom.
ANACOM

5G. Anacom defende entrada da Dense Air no mercado

O presidente da Anacom afirmou que a Dense Air "é bem-vinda" ao mercado de 5G de Portugal. João Cadete de Matos reforçou a ideia, dizendo que a empresa tem "uma licença válida até 2025".
Altice

"Finalmente" regulamento do 5G vê "luz do dia"

A Altice Portugal diz que vai "proceder à devida análise" do regulamento para leilão do 5G, divulgado esta quinta-feira pela Anacom, que estará concluído em janeiro.
Altice

Altice: regulamento 5G é "utópico" e sem sentido

Para o presidente executivo da Altice Portugal, o regulamento 5G desenvolvido pela Anacom é uma "fábula ideológica, de alguém com preconceitos contra o setor, zangado com tudo e com todos".
ANACOM

App "tem.REDE?" verifica cobertura de redes móveis

A aplicação disponibilizada pela Ancom permite verificar a cobertura do seu operador e também consultar a dos outros operadores no mesmo local.
ANACOM

Reclamações sobre comunicações sobem 30%

Segundo a Anacom, "todos os principais prestadores de serviços viram aumentar reclamações face ao ano anterior". A MEO foi o mais reclamado e a NOS o que mais aumentou.
ANACOM

Reclamações sobre comunicações aumentaram 35%

O assunto que motivou mais reclamações pelos clientes de serviços de comunicações eletrónicas foi a faturação de serviços com 27% do total. Das 39,8 mil reclamações, 35% visaram a operadora Meo.
Proteção de Dados

Deco aconselha consumidores a reclamarem 

A Deco considera que os operadores de telecomunicações estão a violar a proteção de dados ao imporem como condição de acesso às gravações automáticas dos canais de televisão.
ANACOM

Leilão do 5G com nova data: outubro de 2020

A Anacom divulgou o novo calendário para a implementação do 5G em Portugal, depois de ter sido suspenso devido à pandemia. Leilão do espectro está agora marcado para outubro de 2020.
Telecomunicações

Clientes de pacotes de comunicações crescem 4,4%

Este aumento verificado "deve-se sobretudo ao crescimento das ofertas 4/5P [de quatro ou cinco serviços], que registam 126 mil novos clientes", revelou a Anacom.
ANACOM

5G. Leilão é "oportunidade para quebrar barreiras"

A Anacom considera que o leilão para a atribuição das licenças de 5G é uma "oportunidade para quebrar barreiras" no setor e que o futuro das telecomunicações passa pela partilha de infraestruturas.
Telecomunicações

Preços das telecomunicações subiram 7,7% no país

Preços das telecomunicações aumentaram 7,7% em Portugal entre o final de 2009 e abril de 2020, estando acima da média da União Europeia, onde os preços caíram 10,4% no mesmo período.
Coronavírus

Duração das chamadas telefónicas atinge máximo

Tráfego mensal por serviço móvel aumentou 11,9% e a duração média das chamadas atingido um máximo histórico de 184 segundos no final do primeiro trimestre, superior em 20 segundo ao período homólogo.
Coronavírus

Tráfego de encomendas sobe 8,2% no 1.º trimestre

O tráfego total dos serviços postais caiu 8,8% no primeiro trimestre, em termos homólogos, para 163,9 milhões de objetos. Já o de encomendas aumentou 8,2% no mesmo período.
ANACOM

Anacom aplica 1,3 milhões de euros em coimas

Entre janeiro e abril deste ano, a Autoridade Nacional de Comunicações aplicou coimas no valor de 1,3 milhões de euros, depois de decidir 82 processos de contraordenação, aplicando coimas a 57.
Coronavírus

Comunicações registam 10,3 mil reclamações

Os serviços postais são os principais responsáveis pelo aumento das reclamações no período do estado de emergência, revela a Anacom, dizendo que, em abril, as "reclamações mais que duplicaram".
Coronavírus

Encomendas postais em Portugal sobem 10%

Autoridade Nacional de Comunicações diz que entre 13 e 19 de abril o tráfego das encomendas postais em Portugal subiu 10% em relação ao período de entrada em vigor das medidas excecionais.
Coronavírus

Tráfego de dados sobe 63% face a pré-pandemia

A Anacom diz que o tráfego de dados fixo aumentou 68%, enquanto o tráfego de dados móvel diminuiu 2%. A maior parte do tráfego de dados (95%) "é cursado nas redes fixas".
Coronavírus

Anacom sugere ao parlamento alterações à lei

A Autoridade Nacional de Comunicações saúda a aprovação da lei, mas considera que "poderá ser objeto de um conjunto de clarificações e de melhoramentos" para a proteção dos utilizadores.
Telecomunicações

Problemas de net? Pode tentar resolver em casa

Há recomendações para se evitar filmes HD ou 4K, mas continua tudo a funcionar, dizem operadoras. Com teletrabalho e escola, estamos mais atentos às falhas na internet, mas as queixas não aumentaram.
ANACOM

Anacom: mais de 1.500 reclamações nas comunicações

Quase dois terços (64%) do total das reclamações "respeitam ao setor das comunicações eletrónicas, mais 4% do que na semana anterior, e 36% respeitam aos serviços postais".
Coronavírus

Tráfego de comunicações eletrónicas sobe 47%

Os dados reportados até 24 de março pelos maiores operadores -- Altice Portugal (Meo), NOS e Vodafone Portugal --, registam um acréscimo de 47% no tráfego de voz face ao período anterior à pandemia.
TDT

Arranca 3ª fase de alteração de emissores da TDT

A 3ª fase da alteração de emissores da TDT arranca na quinta-feira e envolve Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Setúbal. Nem todos os utilizadores serão abrangidos.
ANACOM

Reclamações sobre serviços postais sobem 18%

Os CTT foram o prestador mais reclamado, sendo alvo de 83% do total das 28 mil reclamações relativas ao setor postal em 2019. O atraso na entrega foi a causa da maior percentagem de queixas.
Telecomunicações

Governo aprova estratégia para o 5G

O Governo aprovou esta sexta-feira um documento que define a estratégia e calendário para a quinta geração de comunicações móveis, o 5G.
TDT

TDT evolui para a tecnologia 5G até agosto de 2020

168
A alteração da rede de emissores nacional da Televisão Digital Terrestre (TDT) arranca esta sexta-feira em Sines, representando um passo essencial na implementação do 5G.
ANACOM

5G. Anacom proíbe práticas comerciais desleais

Anacom proíbe as práticas comerciais que induzam o consumidor de que a TDT vai acabar. Não será necessário subscrever serviços pagos de televisão para continuar a receber os canais de sinal aberto.
ANACOM

5G. Anacom aumenta lotes do espectro a leilão

"O tamanho dos lotes passa de 20 MHz para 10MHz, o que aumenta a quantidade de lotes disponível em leilão e permite maior flexibilidade na escolha do espectro a adquirir", diz a Anacom em comunicado.
Altice

5G. Altice diz que há "atrasos quase irreparáveis"

"Acredito que há atrasos quase irreparáveis fruto da inação do regulador", disse Alexandre Fonseca. A libertação da faixa de 700 MHz só deve estar disponível depois do terceiro trimestre de 2020.
Altice

Altice diz que Anacom "não regula" mercado

O presidente executivo da Altice Portugal afirmou que presidente da Anacom está "zangado com a vida" e considerou que regulador não tem "visão estratégica" para o 5G.
Vodafone

5G. Vodafone critica relatório da Anacom

O presidente executivo da Vodafone Portugal, para quem o atraso na implementação do 5G é "recuperável", criticou esta quinta-feira o relatório divulgado pela Anacom.
ANACOM

Presidente da ANACOM diz que 5G não está atrasado

João Cadete Matos, presidente da ANACOM, diz que é fácil constatar que não existem atrasos nos trabalhos preparatórios para a instalação da rede 5G e que Portugal é dos países que mais testes fez.
Telecomunicações

Redução do preço das comunicações é essencial

Quem o diz é o presidente da Anacom, João Cadete de Matos. Em Portugal os preços das comunicações aumentaram 12,5% na última década, uma tendência contraditória à da União Europeia.
País

Estado da Nação das Comunicações em debate

O 29º Congresso das Comunicações conta com o presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, para a abertura. O arranque está a cargo do humorista Ricardo Araújo Pereira.
Telecomunicações

5G. Condições justificam dissolução da Anacom

A Altice Portugal disse que "estão verificadas as condições previstas" na lei que "justificam a dissolução" da administração da Anacom.
ANACOM

5G: presidente da Anacom refuta críticas 

O presidente da Anacom "refuta totalmente" as críticas das operadoras relativamente ao alegado atraso na implementação do 5G. Defende ainda a decisão de manter a licença da Dense Air até 2025.
Telecomunicações

5G. Operadores receiam atraso de Portugal

A Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas "receia que Portugal se atrase no lançamento do 5G" por causa das condições anunciadas pela Anacom. Mota Soares considera lamentável o atraso.
Telecomunicações

Anacom anuncia leilão do 5G para abril de 2020

As operadoras vão poder apresentar candidatura para o concurso para o 5G em em abril. Em janeiro, é conhecido o regulamento. Vão ser atribuídas frequências em várias faixas.
Telecomunicações

Impugnação da Altice não prejudica migração da TDT

O presidente da Anacom, João cadete de Matos, veio responder à impugnação da Alltice que alega atrasos na migração do sinal da TDT, dizendo que o calendário é para ser cumprido e não terá atrasos.
Altice

Altice pede a demissão do presidente da ANACOM

O presidente da Altice Alexandre Fonseca pediu a demissão do presidente da ANACOM pelos atrasos nas frequências para o 5G e aponta a instalação da rede para depois do verão.
Telecomunicações

5G. Que luta é esta entre a Altice e a Anacom?

A Altice acusou o regulador das telecomunicações, a Anacom, de incompetência. Já houve até pedidos de demissão. Em 4 respostas, explicamos como o TDT e arranque do 5G estão no meio desta luta.
Economia

Anacom: postos dos CTT devem ser como as estações

A decisão da Anacom, que tem de ser cumprida em até 60 dias, "reitera importância do estabelecimento postal assegurar a confiança dos utilizadores nos serviços prestados".
Tecnologia

5G. Altice: decisão da Anacom é "ambígua e omissa"

Em causa está o processo de libertação da faixa 700 MHz da televisão digital terrestre, necessário para o desenvolvimento do 5G, e que tem sido criticado pelo grupo.
ANACOM

Internet. ANACOM pede mais velocidade a operadoras

A Autoridade Nacional das Comunicações diz que a NOS vai ter de aumentar a velocidade da internet para 21 Mbs. Já a Vodafone terá de subir para 43,2 Mbps. Operadoras têm três meses para cumprir metas.
ANACOM

Anacom diz que é preciso acesso à Internet aberta

A Anacom diz que "detetou algumas deficiências em matéria de transparência na garantia do acesso à Internet aberta, tanto nos contratos como nos sítios na Internet dos operadores com maior presença".
ANACOM

Preço de chamadas para números 707 e 708 desce

As chamadas efetuadas para os números iniciados por 707 e 708 vão sofrer uma redução de custo entre os 10% e os 48%. ANACOM estima poupança de até 7 milhões de euros anuais globais.
Municípios

Municípios receberam milhões para alargar "wifi"  

No Dia Mundial das Telecomunicações, dois terços dos municípios portugueses receberam 3,1 milhões de euros da iniciativa europeia WiFi4EU. O objetivo? Alargar a cobertura "wifi" em locais públicos.
ANACOM

Anacom. Mudança de operador torna-se mais fácil 

Mudar de operador, mantendo o mesmo número de telefone, passa agora a processar-se através de um código de 12 dígitos, emitido em faturas ou por SMS. A Anacom quer, assim, evitar queixas e atrasos.
ANACOM

ANACOM quer uma só empresa no telefone fixo 

A ANACOM quer um prestador a nível nacional, designado por concurso público, para o serviço de telefone fixo e outro para o serviço de postos públicos, reduzindo prazos e valores dos contratos.
ANACOM

Operadoras obrigadas a avaliar segurança nas redes

Comunicado da Anacom dá conta de um novo regulamento aprovado pelo regulador. Vai ser criada uma comissão de acompanhamento para a aplicação das novas medidas que serão aplicadas de forma faseada.
CTT

ANACOM e CTT trocam acusações sobre reclamações

ANACOM acusou os CTT de divulgarem “informação enganosa” quanto à evolução do número de reclamações. CTT rejeitam a acusação e dizem que a informação do regulador é parcial
CTT

Reclamações CTT caem 7% em 2018

Os CTT notaram que informação da Anacom não engloba "a totalidade das reclamações recebidas por diversos canais de entrada, mas apenas as recebidas através do livro de reclamações".
Altice

Altice contra decisão de redução de preços na TDT

A operadora afirma "que esta redução de preços carece de fundamentação jurídica, técnica, económica", pondo em causa o futuro da Televisão Digital Terrestre "com prejuízo para todos os utilizadores".
CTT

Cliente mistério vai medir tempo de espera nos CTT

103
A Anacom impôs alterações ao sistema de medição da qualidade do serviço postal nos CTT. Novas medidas, em vigor a 1 de julho, definem cliente mistério para medir tempo de espera nas estações.
ANACOM

Anacom aplica multas de 1,3 milhões de euros 

A Autoridade Nacional de Comunicações decidiu 67 processos de contraordenação no primeiro semestre, tendo cerca de um terço resultado na aplicação de sanções no valor total de 1,3 milhões de euros.
ANACOM

CTT. Anacom quer mudança na medição da qualidade

O regulador presidido por João Cadete de Matos recorda que a Anacom concluiu que em 2016, ano em que os CTT fizeram a medição dos indicadores, a independência do sistema de medição foi garantida.
ANACOM

Anacom suspende decisão favorável à Altice

A Vodafone revelou que a ANACOM suspendeu a decisão que tinha tomado condenando a operadora ao pagamento à Altice dos valores referentes à ocupação dos postes da Meo desde agosto de 2017.
Telecomunicações

Anacom recebeu 100 mi reclamações em 2017

A Autoridade Nacional de Comunicações recebeu 101,1 mil reclamações em 2017, mais 16,6% do que no ano anterior, tanto no setor das telecomunicações como no serviço postal.
ANACOM

Anacom quer entregar 33,6 milhões ao Estado

Em comunicado, a Anacom explicou que propôs a entrega de 33,6 milhões de euros ao Estado para "serem utilizados no desenvolvimento das comunicações em Portugal, em benefício dos utilizadores finais".
ANACOM

Anacom procura edifício para comprar em Lisboa

A Autoridade Nacional de Comunicações quer comprar um edifício com mais de 4.500 metros quadrados para a sua sede em Lisboa, pretendendo baixar os custos, que rondam os 1,2 milhões de euros por ano.
Caso Ricardo Robles

Leilões ao desbarato /premium

344
È muito fácil fazer grandes negócios depois de outros os terem feito, mas não me larga a sensação de que a Segurança Social andou (e se calhar ainda anda) a vender o seu património demasiado barato.
Incêndios

Altice acusa Anacom de não compreender o mercado

A Altice acusou a Anacom de ter "dificuldade em compreender o que é a mecânica do mercado" relativamente às ligações por restabelecer em zonas afetadas pelos incêndios de 2017.
TDT

MEO vai ter de reduzir preços da TDT em 15%

A MEO vai ter de reduzir 15,16% os preços que cobra anualmente à RTP, SIC e TVI pela prestação do serviço de televisão digital terrestre (TDT). A decisão foi comunicada esta quinta-feira pela ANACOM.
ANACOM

Anacom. Cabos submarinos têm de ser alterados

A Autoridade Nacional de Comunicações alertou para a urgência da substituição dos cabos submarinos de telecomunicações que asseguram a ligação entre o Continente, Açores e Madeira.
CTT

CTT têm de reduzir preços em 0,085% até Outubro

Os CTT vão ter de reduzir em 0,085 pontos percentuais os preços em vigor este ano devido ao incumprimento de dois indicadores de qualidade do serviço postal universal, anunciou o regulador Anacom.
ANACOM

Operadoras com novas regras para reclamações

As operadoras vão ter novas regras para responder a reclamações, a partir de julho, entre as quais estão as respostas com "linguagem clara" e o fornecimento de informação de forma "fundamentada".
ANACOM

Taxas sobre comunicações. Anacom cobra 31 milhões

A Anacom cobrou um montante de 30,9 milhões de euros em taxas administrativas sobre comunicações eletrónicas em 2017. Este valor cobre quase na totalidade os custos do regulador.
ANACOM

Anacom quer autonomia de gestão nas contratações

O presidente da Anacom defende a "autonomia de gestão" do regulador, nomeadamente na contratação, considerando "incompreensível" que a leis atuais do OE obriguem a um pedido de autorização.
Orçamento do Estado

Anacom cancela cativação em nome da independência

187
Ministério das Finanças cativou despesa ao regulador das comunicações. Anacom cancelou cativações porque eram "incompatíveis" com a garantia de uma regulação económica independente.
Telecomunicações

ANACOM propõe fim de financiamento de prestadores

A ANACOM concluiu esta sexta-feira que "não se justifica" financiar prestadores para o serviço universal de comunicações, que inclui o serviço fixo de telefone, cabines e listas telefónicas.
CTT

Regulador determina descida dos preços dos CTT

Decisão da Anacom deve-se ao incumprimento de dois indicadores de qualidade do serviço postal universal. Este é o segundo ano consecutivo em que os CTT não conseguem cumprir a totalidade indicadores.
ANACOM

Anacom. Portabilidade vai tornar-se mais fácil

A Anacom aprovou alterações ao regulamento de portabilidade para que os processos de mudança de operador, mantendo o mesmo número, sejam "mais rápidos e mais seguros".
Telecomunicações

Regulador contra cobrança de faturas em papel

142
Anacom recomenda aos operadores que não cobrem valores pelo envio de faturas detalhadas em papel aos clientes. MEO quer cobrar em abril. Outros operadores referem encargo adicional.
NOS

"Governo não falou" sobre serviço universal

O presidente executivo da NOS disse que o Governo não falou com a operadora sobre o contrato do serviço universal, depois da ANACOM ter recomendado o fim do contrato da prestação de serviço.
ANACOM

ANACOM vai consultar operadores para entrada de 5G

A autoridade reguladora das telecomunicações portuguesa quer consultar "operadores, entidades privadas e públicas" para saber como irá disponibilizar o espectro que permitirá a transição para o 5G.
Incêndios

Anacom: "Incompreensível" ligações não retomadas

A Anacom diz que é "incompreensível" que as ligações não estejam totalmente restabelecidas nas zonas afetadas pelos incêndios, sublinhando que é impensável o problema não merecer a atenção de todos.
Neutralidade da Rede

Comissão Europeia: "Internet é um direito básico"

Na segunda-feira, Aijit Pai, responsável pela autoridade das telecomunicações americana e o vice-presidente da Comissão Europeia falaram sobre neutralidade da rede no Mobile World Congress.
Internet

Anacom denuncia tarifários de Meo, Nos e Vodafone 

792
Regulador detetou várias ofertas da Meo, Nos e Vodafone que violam a regra comunitária da Internet aberta, diferenciado o acesso a conteúdos em função de plafonds. E exige que sejam alteradas.
ANACOM

Anacom baixa preços para chamadas entre operadoras

A autoridade reguladora das comunicações baixou o preço que as operadoras pagam entre elas nas chamadas feitas entre clientes. Com esta alteração, a ANACOM quer maior oferta de tarifários gratuitos.
ANACOM

TDT aquém das expetativas

O estudo divulgado pela Anacom revela que, se o caminho atual for mantido, os utilizadores da TDT serão "as populações de menor rendimento disponível, do interior e com menos apetência tecnológica".
CTT

Regulador reconhece degradação geral da qualidade

Presidente da Anacom reconhece que evolução dos indicadores até 2016 mostra uma degradação da maioria dos indicadores de qualidade do serviço postal. Governo deve reavaliar serviço postal este ano.
ANACOM

CTT esperam que critérios não condicionem serviço

Depois de apresentados os 24 novos indicadores pela Anacom, os CTT esperam que estes não "não condicionem a viabilidade ou sustentabilidade da prestação de serviço".
ANACOM

CTT com novos indicadores de qualidade

A Anacom informou que "os CTT irão estar obrigados ao cumprimento de um conjunto de 24 indicadores de qualidade de serviço", ao invés dos 11 a que estavam sujeitos anteriormente.
CTT

Metas de qualidade mais exigentes para os CTT

A Anacom definiu mais objetivos de qualidade de serviço para os CTT cumprirem até 2020. Regulador diz que as metas são mais e mais exigentes.
ANACOM

Anacom já não regula linhas de valor acrescentado

A Anacom deixou de regular os preços praticados pelas operadoras às entidades nas linhas de valor acrescentado. Ainda assim, continua a controlar os preços cobrados aos consumidores.
ANACOM

Anacom quer fim da universalidade de telefone fixo

A Anacom recomendou o final do contrato de serviço universal de telefone fixo entre o Governo e a NOS. O regulador defende que a reduzida procura não justifica este acordo.
Empresas

Anacom confirma incumprimento dos CTT

144
A Anacom confirmou que os CTT não cumpriram o valor mínimo fixado para o indicador do correio normal não entregue até 15 dias úteis e determinou a aplicação do mecanismo de compensação.
Incêndios

ANACOM não quer cobrança de serviços durante fogos

A Autoridade Nacional de Comunicações recomendou aos operadores que não cobrem aos clientes o período em que estes estiveram sem serviços de telecomunicações por causa dos incêndios.
ANACOM

Campanha de Internet da MEO só com acordo

A atribuição por parte da MEO de 2 gigabytes adicionais de Internet aos clientes só pode acontecer mediante "acordo expresso". Sem isso não pode cobrar quaisquer serviços não solicitados.
ANACOM

Clientes da Nos podem rescindir contratos até hoje

294
O prazo dado pela Nos para que os seus clientes rescindam os contratos sem custos termina hoje, no seguimento da determinação às operadoras de medidas corretivas feita em julho pela ANACOM.
ANACOM

Governo desiste de 3 nomes para equipa da Anacom

Depois do chumbo do Parlamento, é a vez do Governo deixar cair três nomes para a direção do regulador das telecomunicações. Apenas o novo presidente se confirma. Processo reinicia-se em setembro.
Governo

Coutadas e conflitos de interesse

232
As nomeações recentes para a ANACOM mostram que o Governo ainda não percebeu a importância da regulação para um crescimento económico sustentável. Os conflitos de interesses eram mais do que óbvios.
ANACOM

Parlamento chumba três nomes para a Anacom

Três dos quatro nomes indicados pelo Governo para a ANACOM, foram esta quinta-feira chumbados no Parlamento. A esquerda votou ao lado de PSD e CDS para chumbar os nomes. Só presidente está aprovado.
ANACOM

Mais assinantes do serviço de televisão paga

O serviço de televisão paga aumentou em 2016 para 3,67 milhões de assinantes, segundo dados divulgados esta quinta-feira pela Autoridade Nacional de Comunicações.
ANACOM

4 operadoras podem ter de reduzir preços

A Anacom determinou que os operadores de telecomunicações adotem medidas corretivas, relativas à forma como foram comunicadas alterações contratuais, na maioria referentes ao preço dos serviços.
Telecomunicações

Coimas aplicadas pela Anacom cresceram mais de 51%

Regulador cobrou perto de um milhão de euros em coimas aplicadas na sequências de processos de contraordenação, por violação de deveres de informação e práticas comerciais desleais.
CTT

CTT. Anacom admite aumento de reclamações

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) admitiu aos deputados receber cada vez mais reclamações sobre tempos de espera para atendimento aos balcões dos CTT.
TDT

Sinal de TDT disponível quase a 100% em 2016

O sinal de televisão digital terrestre (TDT) apresentou valores de disponibilidade de serviço próximos dos 100% e nível de estabilidade de serviço elevado em 2016.
ANACOM

Anacom baixa 42% tarifas de chamadas no fixo

Os preços que os operadores de rede fixa cobram pelas chamadas nas suas redes vão descer 42%, passando o preço a cobrar a ser de 0,0644 cêntimos por minuto.
Telecomunicações

Clientes de pacotes de telecomunicações sobem 8,2%

O número de subscritores de pacotes de serviços de telecomunicações aumentou 8,2% no final do terceiro trimestre, representando um crescimento de 262 mil clientes.
ANACOM

Bruxelas quer obrigar MEO a 'libertar' fibra ótica

A Comissão Europeia pede à Anacom que imponha à MEO a abertura aos outros operadores do acesso à sua rede de fibra ótica em áreas remotas e rurais, de acordo com recomendação da semana passada.
Telecomunicações

ANACOM recebeu 31,8 mil reclamações no 1º semestre

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) recebeu no 1.º semestre deste ano 31,8 mil reclamações, menos 0,7% que no mesmo período de 2015, o que corresponde ao número mais baixo desde 2013.
ANACOM

Anacom aplica coima de 38.000 euros à Meo

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) aplicou uma coima de 38.000 euros à Meo/PT Portugal, do grupo Altice, pela "prática de ilícitos relacionados com a disponibilização de informação sobre condutas e infraestruturas associadas".
ANACOM

Falta de canais na TDT não é culpa da Anacom

A presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) reiterou que a falta de oferta de canais na televisão digital terrestre (TDT) não é da sua responsabilidade.
Telecomunicações

Números de telefone portados sobem 14,9%

A quantidade de números de telefone portados, em que os consumidores mudam de operadora mas mantêm o número, aumentou 14,9% em março, face ao período homólogo de 2015.
Jogos Santa Casa

Anacom suspende indicativos da Euro da Sorte

A Anacom anunciou que determinou a suspensão imediata dos indicativos 68954 e 68955 usados pela Euro da Sorte, empresa que presta serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem.
TDT

Sinal da TDT com disponibilidade perto dos 100%

O sinal de televisão digital terrestre (TDT) apresentou valores de disponibilidade de serviço próximos dos 100% e um nível de estabilidade de serviço elevado no quarto trimestre, revela a ANACOM.
ANACOM

Imposição. Mais 588 freguesias com banda larga 

ANACOM impôs às operadoras MEO, NOS e Vodafone obrigações adicionais de cobertura de banda larga móvel no país, o que permitirá que 588 freguesias passem a ter este tipo de cobertura, foi hoje anunciado.
Telecomunicações

Receitas do serviço telefónico fixo sobem 16,7%

As receitas totais do serviço telefónico fixo aumentaram 16,7% em 2015 face ao período homólogo, para 1,838 mil milhões de euros, segundo a ANACOM.
País

Anacom aplicou 429 processos em 2015

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciou esta segunda-feira que foram instaurados, no ano passado, 429 processos de contraordenação, mais 24 por cento do que os 346 aplicados em 2014.
Telecomunicações

Telecomunicações. Anacom propõe pacotes low-cost

O regulador está a discutir com os operadores o lançamento de um pacote básico com menos canais de televisão e velocidade mais lenta no acesso à internet, associado a um preço mais baixo.
ANACOM

Anacom está a perder os quadros jovens

113
Perda de quadros jovens é o principal constrangimento ao funcionamento do regulador das telecomunicações. Presidente da Anacom admite mais competências na área dos conteúdos.
ANAC

ANAC explica aumentos salariais da administração

430
Os salários da administração do regulador da aviação subiram mais de 150% segundo o JN. ANAC atribui aumentos à mudança de estatutos. Conselho esteve sem receber até fixação dos novos vencimentos.
Internet

Smartphones fazem disparar acessos à internet

O tráfego de internet gerado a partir de telemóveis cresceu 55,1% no terceiro trimestre. É o principal responsável pelo crescimento da banda larga móvel que tem já 5,5 milhões de utilizadores.
Telecomunicações

Números de telefone portados sobem 19%

A quantidade de números de telefone portados, em que os consumidores que mudam de operadora mantêm o número, subiu 19% em novembro.
A página está a demorar muito tempo.