A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) assinou um acordo com a SK hynix, empresa que faz parte do grupo multinacional sul-coreano SK, para desenvolver “um projeto de investimento significativo na área dos semicondutores, em 2024”. O memorando de entendimento foi, de acordo com um breve comunicado, assinado esta quinta-feira.

A AICEP destaca que “o grupo sul-coreano SK é o terceiro maior produtor mundial de semicondutores, que integram os mais diversos produtos usados no dia-a-dia, como automóveis, smartphones, televisões ou computadores”. O valor do investimento previsto em Portugal, que, considera a entidade, “tem vindo a posicionar-se para atrair produção de semicondutores tendo em vista fortalecer a autonomia estratégica do país e da União Europeia”, não foi revelado.

A assinatura do acordo decorreu à margem de uma reunião na residência oficial do primeiro-ministro e surge na sequência de uma visita, em abril, de António Costa à Coreia do Sul. Nessa altura, o primeiro-ministro tinha considerado, segundo a agência Lusa, que a deslocação tinha permitido fazer “contactos com empresas, algumas de forma bilateral direta e outras no fórum económico Portugal/Coreia do Sul, o que foi importante para dar a conhecer as oportunidades de investimento no país”.

O memorando de entendimento foi assinado por João Noronha Leal, administrador executivo da AICEP com o pelouro do investimento, e por Seon Yong Cha, vice-presidente e diretor de tecnologia da SK hynix. O primeiro-ministro, António Costa, o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, estiveram presentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR