O diretor-executivo da OpenAI, empresa que criou o ChatGPT, foi despedido do cargo, revelou a própria empresa num comunicado divulgado esta sexta-feira em que anuncia uma mudança de liderança.

Será a atual diretora de tecnologia, Mira Murati, a assumir o cargo de diretora-executiva interina da OpenAI na sequência do afastamento de Sam Altman. “Está a decorrer um processo para identificar um sucessor permanente”, refere a empresa no comunicado.

Um empreendedor em série que não descarta o cenário de revolta da inteligência artificial. Quem é o líder da dona do ChatGPT?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sobre os motivos da demissão, pode ler-se: “A saída do Sr. Altman surge na sequência de um processo de revisão deliberada por parte do conselho, que concluiu que ele não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades. O conselho já não confia na sua capacidade para continuar a liderar a OpenAI“.

A empresa diz estar agradecida às “muitas contribuições” de Sam Altman para o crescimento da OpenAI, mas acredita que é tempo de uma mudança de liderança. Para já antecipa uma transição tranquila com Mira Murati a assumir as funções de diretora-executiva interina. “Como membro da equipa de liderança da OpenAI durante cinco anos, Mira teve um papel central na evolução da empresa para se tornar líder global na Inteligência Artificial”, destacam.

Na rede social X (antigo Twitter), Sam Altman disse ter “adorado” o tempo que trabalhou na OpenAI. “Foi transformador para mim a nível pessoal e, espero, para o mundo um pouco. Acima de tudo, adorei trabalhar com pessoas tão talentosas”, escreveu numa publicação. “Depois terei mais a dizer sobre o que se segue”, assegurou.

A OpenAI foi criada em 2015 por grandes nomes do setor tecnológico, incluindo Elon Musk e também Peter Thiel. A lista de primeiros investidores da companhia inclui a Sequoia Capital, a Tiger Global Management e Andreessen Horowitz, que já investiu em empresas como a Airbnb, Lyft, Coinbase ou Slack. A empresa está por trás da criação do ChatGPT, um modelo de inteligência artificial que foi disponibilizado pela primeira vez em novembro do ano passado.

ChatGPT dá conversa à internet. Os limites, perigos e promessas do novo fenómeno da inteligência artificial