Na altura do sorteio, o Grupo F da Liga dos Campeões foi rapidamente apelidado de “grupo da morte”. E não tem desiludido: à entrada para a penúltima jornada da fase de grupos, Borussia Dortmund, PSG, AC Milan e Newcastle podiam todos seguir para os oitavos de final, cair para a Liga Europa ou ser completamente afastados das competições europeias. E parte de tudo isso jogava-se esta terça-feira, em Paris, com os franceses a receberem os ingleses.
De um lado, o PSG surgia no segundo lugar do grupo, com seis pontos ao longo de duas vitórias em duas derrotas em quatro jornadas; do outro, os ingleses surgiam no último lugar do grupo, com quatro pontos ao longo de uma vitória, um empate e duas derrotas em quatro jornadas. Ambos jogavam com o que acontecia à mesma hora em Milão, onde o AC Milan defrontava o Borussia Dortmund, mas algo era certo — o Newcastle estava proibido de perder no Parque dos Príncipes se ainda quisesse sonhar com os oitavos de final da Liga dos Campeões.
⏱️ 6'
❤️ ???????????? ????'???????????? ???????????????????? ????#PSGNEW 0️⃣-0️⃣ I #UCL pic.twitter.com/tsjHtEGPox
— Paris Saint-Germain (@PSG_English) November 28, 2023
Os franceses regressavam ao futebol europeu depois de uma goleada em casa contra o Mónaco, onde Gonçalo Ramos foi titular e marcou, e não tinham grande margem para escorregar na Liga dos Campeões: até tendo em conta uma Ligue 1 onde a liderança tem sido constantemente ameaçada pela boa temporada do Nice. “Precisamos muito dos adeptos, precisamos de um estádio mais apaixonado do que o normal. Vamos jogar este jogo como se fosse uma final. A este nível, os jogos em casa são jogos-chave”, explicou Luis Enrique na antevisão.
Assim, o treinador espanhol lançava Dembélé, Kolo Muani e Mbappé no trio ofensivo, com Manuel Ugarte e Danilo Pereira a serem ambos titulares, e deixava Vitinha e Gonçalo Ramos no banco. Do outro lado, num Newcastle que vinha de uma goleada imposta ao Chelsea, Eddie Howe apostava em Isak, Anthony Gordon e Miguel Almirón, com Bruno Guimarães a ser o maestro de um meio-campo que também contava com Joelinton e Lewis Miley.
We Are United. ???????? pic.twitter.com/7KF51AR7r5
— Newcastle United FC (@NUFC) November 28, 2023
Os ingleses abriram o marcador ainda dentro da meia-hora inicial, por intermédio de Isak (24′), e estiveram na frente da partida durante praticamente todo o tempo regulamentar. Luis Enrique só mexeu por volta da hora de jogo, lançando Vitinha e Bradley Barcola, e nem o all in feito com as entradas de Gonçalo Ramos e Marco Asensio parecia desbloquear uma noite em que o PSG não conseguiu vincar a superioridade perante o Newcastle.
O momento decisivo, porém, apareceu já bem dentro dos descontos: com recurso ao VAR, o árbitro da partida assinalou mão na bola de Tino Livramento na área inglesa e Mbappé, na conversão da grande penalidade, não falhou e resgatou um ponto para os franceses (90+8′). O Borussia Dortmund venceu o AC Milan no outro jogo do grupo (1-3), o que significa que os alemães estão desde já apurados para os oitavos de final da Liga dos Campeões e que as restantes três equipas vão discutir a outra vaga na última jornada.
Donnarumma ???? Isak
???? @ChampionsLeague | @PSG_inside 0 x 1 @NUFC #ChampionsELEVEN pic.twitter.com/ooK9DikzaW
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) November 28, 2023
Mbappé em modo salvador ????
???? @ChampionsLeague | @PSG_inside 1 x 1 @NUFC #ChampionsELEVEN pic.twitter.com/Drv3R3qFhB
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) November 28, 2023