O passado recente das equipas portuguesas na Liga Europa deixa muitos adeptos a sonhar com uma final com carimbo luso. Só agora a competição vai avançar para a fase a eliminar, mas a presença de três emblemas do campeonato nacional aumenta as hipóteses para pelo menos uma delas.
Em 2010/11, o FC Porto conquistou a Liga Europa numa final com o Sp. Braga. Rúben Amorim era jogador do Benfica nessa temporada, tendo acabado por ser eliminado na meia-final pelos minhotos. Após vencer o Sturm Graz e terminar a fase de grupos com chave de ouro, o atual treinador do Sporting lembrou esse momento e considerou que “poderá acontecer” novamente uma final portuguesa.
“Final portuguesa é sempre especial e já houve há uns tempos, o FC Porto com o Sp. Braga. Eu era jogador do Benfica e perdemos na meia-final. É sempre especial, mas temos que ir passo a passo. É olhar para as equipas que estão na Liga Europa, é tudo muito difícil, vão descer equipas da Liga dos Campeões, mas já provámos em Portugal que podemos ombrear com essas equipas”, disse Amorim que considerou que Sporting, Benfica e Sp. Braga, equipas nacionais que vão disputar a fase a eliminar da Liga Europa, “não são as principais candidatas”.
Em relação ao que espera para o sorteio que vai ditar o adversário do Sporting no playoff de acesso aos oitavos de final, Rúben Amorim afirma partir sem expectativas. Às vezes, “pensamos que é azar e torna-se numa benção”, apontou. “Num bom dia, e se estivermos bem no campeonato, somos capazes de vencer qualquer uma dessas equipas” favoritas na Liga Europa.
Na próxima segunda-feira, o Sporting defronta o FC Porto num clássico importante para as contas do campeonato. Amorim teve oportunidade de gerir o plantel frente ao Sturm Graz e confessou: “Preparámos toda a gente para ser opção”.