Os serviços de segurança da Áustria, Alemanha e Espanha receberam indicações de que um grupo islâmico está a planear vários ataques na Europa, possivelmente na véspera de Ano Novo e no Natal. De acordo com o diário alemão Bild, os alvos destes ataques poderão ser as missas de Natal em Colónia, Viena e Madrid. O jornal afirma ainda que as primeiras detenções pelas forças especiais foram feitas este sábado em Viena e uma na Alemanha. Horas depois, os serviços secretos austríacos, através do Ministério do Interior, citado pelo Haaretz, fizeram saber que detiveram quatro pessoas no âmbito de uma investigação sobre uma rede islâmica.
Na sequência destes avisos, a polícia alemã anunciou este sábado à noite estar a fazer buscas na catedral de Colónia (oeste da cidade) utilizando cães farejadores, na sequência de um “aviso de perigo” emitido para a véspera de Ano Novo.
Devido a um aviso de perigo para a Catedral de Colónia, a polícia de Colónia tomará medidas especiais de proteção a partir desta noite. A polícia não comentará detalhes das descobertas disponíveis, por causa das investigações em andamento pela segurança do estado policial”, disse um porta-voz da polícia de Colónia.
“Embora a informação se refira à véspera de Ano Novo, a partir desta noite faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir a segurança dos visitantes da catedral na véspera de Natal”, afirmou o chefe da polícia de Colónia, Michael Esser, citado num comunicado.
Depois da missa vespertina e “de acordo com o responsável de segurança do capítulo da catedral”, a catedral será revistada com cães farejadores, informou a polícia.
“No domingo, todos os visitantes serão sujeitos a um controlo antes de entrarem no local de culto”, refere o comunicado. “A polícia e o capítulo da catedral recomendam que as pessoas não levem sacos e cheguem cedo para a missa”, acrescenta-se no documento.
Em Viena, o jornal avança que a Catedral de Santo Estevão poderá estar “particularmente ameaçada”, tendo as autoridades informado que haverá um controlo espescial.
Uma vez que os atores terroristas em toda a Europa apelam a ataques contra acontecimentos cristãos neste contexto — especialmente por volta de 24 de Dezembro —, as autoridades de segurança aumentaram as medidas de proteção correspondentes nos espaços públicos de Viena e nas províncias”, disse a polícia de Viena.
“Estas medidas de precaução destinam-se a manter a segurança geral da população austríaca. Haverá aumento das precauções policiais durante as festas de Natal. A atenção da polícia está voltada principalmente para igrejas e eventos religiosos, especialmente cultos e mercados de Natal”, disse, acrescentando que os “visitantes de eventos da igreja” poderão ser “convidados a levar um documento com fotografia”.
Apesar de ainda não haver muitas informações relativamente aos suspeitos, o jornal diz que estes são naturais do Tajiquistão e que “pretendiam fazer o ataque em nome do ‘Estado Islâmico na Província de Khorasan”.
Ainda segundo o mesmo jornal, os suspeitos foram recrutados pelo ISPK, que é atualmente considerado pelos serviços secretos como a “organização terrorista mais perigosa do mundo”, que “envia terroristas para a Europa”.
Notícia atualizada a 24 de dezembro às 12h30 para incluir a detenção de quatro pessoas na Áustria.