Pelo menos sete presos fugiram de uma prisão na cidade de São Paulo, no Brasil, na segunda-feira, dia de Natal, depois de se entregarem a um agente penitenciário, anunciaram esta terça-feira as autoridades.
Os fugitivos estavam detidos num centro de detenção provisória e escaparam após partirem uma parte da cerca e uma janela, além de forçarem a fechadura de uma porta, explicou, em nota, a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo.
De acordo com a informação, a Polícia Militar está à procura dos fugitivos, que conseguiram fazer com que um dos agentes penitenciários se rendesse e escaparam com o rádio comunicador.
Os fugitivos estavam no regime semiaberto, no qual os detidos são obrigados a trabalhar e a regressarem à prisão à noite.
“O caso foi registado como fuga e roubo” e “está a ser investigado pela Polícia Civil”, declararam as autoridades.
Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil, que sofre de um problema crónico de sobrelotação das suas prisões, tem uma população prisional de 652.625 detidos e, de acordo com os dados compilados, 28.138 pessoas são consideradas fugitivas.
Brasil: prisões superlotadas, com más condições e falta de pessoal