O grupo Sonae vai encerrar os supermercados Go Natural, conforme avançado pela Lusa, mas não exclui converter algumas das unidades em outras marcas do grupo. Não foi ainda tomada a decisão.
“Está a ser estudada a utilização de cada espaço ocupado pelos supermercados Go Natural por outras insígnias da MC, nomeadamente Continente Bom Dia e Wells”, diz fonte oficial da MC ao Observador. Segundo a Lusa, a Go Natural tem oito supermercados, sete em Lisboa e um no Porto, que vão encerrar até final de janeiro.
Sonae encerra supermercados Go Natural até ao final de janeiro
Ao Observador, fonte oficial da MC indica ainda que este negócio tem cerca de 80 trabalhadores, estando “em curso o processo de integração dos trabalhadores em outros negócios da MC”.
A mesma fonte diz que não estão previstas “à data de hoje” outras alterações no portefólio de marcas de distribuição da MC, a subsidiária do grupo Sonae para o negócio de retalho, que tem o Continente e submarcas como Continente Bom Dia, ou ainda a Note (papelaria), a Zu (alimentação para animais), Bagga (cafetaria), Arenal (perfumaria) e Well’s (as clínicas Dr. Well’s vão passar para a Lusíadas Saúde).
Questionada sobre a razão que levou à decisão de fechar as Go Natural, a MC explica que, “tendo em conta o vasto leque de mais de 300 lojas Continente em todo o país, e o crescimento da oferta de produtos biológicos e saudáveis, considerámos ser mais eficiente a integração destes produtos nos espaços de lojas já existentes“. Acrescenta que, no entanto, a aposta “continuará a ser reforçada através dos restaurantes Go Natural, que continuarão a oferecer refeições nutricionalmente equilibradas e ambientalmente conscientes, e dos produtos da marca Go Natural que continuam também disponíveis nos supermercados Continente e no Continente Online”.
A MC não indica qual o valor investido até ao momento na insígnia Go Natural nem quanto rendeu o negócio. Em 2016, a Sonae comprou 51% dos supermercados Go Natural aos fundadores Joana e Diogo Martorell, que criaram a marca em 2004. Poucos meses depois, já em 2017, anuncia a compra do restante capital da Go Natural e de 100% da cadeia de produtos biológicos Brio, criados em 2008, e que eram então detidos pelo The Edge Group. Nessa altura optou por harmonizar o negócio sob a marca Go Natural.