A GNR anunciou esta quinta-feira que deteve um homem e uma mulher, de 54 e 55 anos, por furto de azeitona e apreendeu cerca de 180 quilos daquele fruto, no concelho de Campo Maior (Portalegre).

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) referiu que os dois suspeitos foram detidos esta quinta-feira, na sequência de uma denúncia sobre o furto de azeitona.

Os militares da Guarda deslocaram-se para o local e, quando chegaram, constataram que os suspeitos já tinham fugido.

“Tendo por base a descrição das características do veículo dos indivíduos, foram alocadas várias patrulhas para os localizar”, indicou a GNR.

No seguimento da ação, os suspeitos foram intercetados “nas imediações do local” onde ocorreu o furto, lê-se no comunicado.

Nesta operação, os militares da GNR apreenderam cerca de 180 quilos de azeitona, um veículo ligeiro de mercadorias e duas ferramentas utilizadas para a recolha deste fruto (ouriços).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal de Elvas.

Esta é a quarta vez, este ano, que a GNR detém suspeitos por furto de azeitona no concelho alentejano de Campo Maior, tendo apreendido, no global, perto de 780 quilos daquele produto.

Furto da azeitona mais do que duplicou este ano

No comunicado desta quinta-feira, a GNR lembrou que “a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival, poderá configurar crime contra o património”.

A GNR lembrou que “a colheita ou apanha de azeitona (…)sem o consentimento do proprietário do olival, poderá configurar crime contra o património”