O Grupo HIT — Holding da Indústria Transformadora do Tomate vai investir 10 milhões de euros em 2024, após em 2023 ter registado um valor recorde de 140 milhões de euros em volume de negócios, crescendo 27% face a 2022.

Dono de duas fábricas de processamento de tomate, em Castanheira do Ribatejo e Águas de Moura (Marateca), o investimento projetado pelo Grupo HIT para 2024 destina-se a projetos que promovam a redução das emissões de carbono e mais automação e robotização das linhas de produção das duas unidades fabris, indicou esta segunda-feira em comunicado.

Este volume de investimento soma-se aos seis milhões investidos em 2023 na modernização e robotização de linhas de produção.

O crescimento do volume de negócios registado em 2023 — que atingiu um valor recorde — resulta, segundo a empresa, da “boa campanha do tomate” e também do crescimento do volume de vendas de molhos de tomate, “depois de um ano em que foram processadas 390 mil toneladas de tomate”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Grupo HIT tem também investido na diversificação dos produtos que transforma, tendo, em 2023, vendido pela primeira vez batata-doce, concentrado de pera e de maçã, que no seu conjunto representam já 1% da faturação total.

Com 97% da sua produção a ser dirigida para o mercado de exportação, o Grupo Hit vende para 35 países, com o Reino Unido e o Japão a representarem, cada um, 30% das vendas. Já o conjunto dos países da área do euro e do norte da Europa absorvem 35% dos resultados.

Austrália e países de África e da América do Sul são outros dos mercados de exportação do grupo.