A carreira de um futebolista nem sempre corre da mesma forma a todos os jogadores. O percurso de Jota Peleteiro não decorreu de acordo com a norma, especialmente na reta final. O antigo atacante terminou a carreira aos 31 anos, mas sem um anúncio oficial, depois de ver algumas portas começarem a fechar-se.
“Não trocava o que vivi até agora por nada no mundo, muito poucas pessoas têm a sorte de viver o que eu vivi como jogador de futebol”, disse numa entrevista ao portal espanhol Relevo em outubro de 2022, praticamente um ano e meio depois de ter realizado o último jogo com a camisola do Alavés, clube com o qual ainda tinha dois anos de contrato por cumprir. “Comecei a andar a cavalo. Eles são a minha paixão e o meu novo amor”, continuou. “Encontrei outras coisas que também me dão a felicidade e a paixão que o futebol um dia provocou em mim”.
Já se notava que Jota, natural de Vigo, tinha alguma apetência para o mundo rural, mas ainda não imaginava que faria dele a sua vida. Ao The Athletic, o ex-jogador que passou por clubes ingleses como o Brentford, o Birmingham e o Aston Villa contou que já tinha conhecimento da Groinn, uma startup especializada no desenvolvimento de tecnologia aplicável à produção agrícola. Assim, que abdicou do futebol ficou com tempo suficiente para se poder dedicar ao negócio e investiu no software que permite, através de um equipamento munido por uma série de sensores, gerir plantações à distância.
“O valor da empresa hoje é dez vezes mais do que o dinheiro que investi. Já estou a receber ofertas, mas sei que daqui a três anos não vão ser nem 1% do valor [da empresa]. Estamos em negociações com muitos governos em todo o mundo porque eles querem a tecnologia e nós somos líderes da indústria. Estamos a conversar com grandes empresas na América e estamos a evoluir mais rápido do que pensávamos”, disse Jota ao The Athletic.
Segundo o antigo jogador formado no Celta de Vigo, a empresa tem um acordo com o governo espanhol que vai render um valor na ordem dos 700 milhões de euros em 2025. Portugal e regiões do Norte da Europa e do Norte da América podem ser alvos no futuro. Oficialmente, a Groinn só entrou no mercado em setembro de 2023.