Duas crianças de um e quatro anos foram encontradas a vaguear na cidade espanhola de Soria este domingo à tarde. Os irmãos estavam sozinhos, descalços e mostravam sinais claros de negligência. Após serem submetidas a exames médicos, descobriu-se que ambas tinham vestígios de cocaína no sangue. Os irmãos estavam “desprotegidos” e deambulavam “em más condições higiénicas e sanitárias”, informa-se num comunicado de imprensa da Polícia Nacional.
Segundo o El País, os pais das crianças foram localizados, detidos e acusados do crime de abandono de menores. Os serviços sociais de Castela e Leão assumiram a tutela dos irmãos, tal como decretado pelo tribunal responsável pelo caso. Pai e mãe dos irmãos foram, entretanto, libertados.
Em cinco anos, 43 crianças com menos de seis meses foram abandonadas
No domingo, depois de receberem os primeiros cuidados básicos na esquadra da polícia, uma ambulância levou as crianças para o serviço de pediatria do hospital de Santa Bárbara para um exame médico mais detalhado, a fim de detetar eventuais problemas de saúde menos visíveis. Foi nessa altura que as análises revelaram cocaína no sangue dos menores, um deles bebé, com apenas um ano e meio.
Os agentes da polícia analisaram os seus processos para identificar os menores. Concluíram que a casa da família se situava nas imediações do local onde foram encontrados, no centro da cidade. Foi destacada a “colaboração dos cidadãos” e o envolvimento daqueles que, ao verem os dois menores, decidiram tomar conta deles e chamar de imediato as autoridades.