Que a natação portuguesa atravessa o seu melhor momento de sempre, já não havia dúvidas. No entanto, e entre todas as conquistas recentes de atletas nacionais, todas tinham sido em piscinas de 50 e 25 metros, em Europeus e Mundiais. Afinal, havia mais um capítulo ainda por escrever que chegou na manhã deste sábado: Angélica André conquistou uma histórica medalha para Portugal nas águas abertas dos Mundiais.
???? MEDALHA DE BRONZE e QUOTA NACIONAL PARA OS JOGOS OLÍMPICOS! ????
???? Angélica André faz história no Mundial de Natação em águas abertas com a conquista do 3.º lugar e de uma vaga para a Equipa Portugal em Paris 2024#COPortugal | ???? FPNhttps://t.co/LamprV5aQN
— Comité Olímpico de Portugal (COP) (@COPPORTUGAL) February 3, 2024
Em Doha, no Qatar, onde estão a decorrer os Campeonatos do Mundo de 2024 ainda sem o início da parte da natação pura de piscina, a atleta nacional de 29 anos acabou a prova dos 10km em águas abertas no terceiro lugar com o registo final de 1.57,28, apenas atrás da neerlandesa Sharon van Rouwendaal (1.57.26,8), que foi medalha de ouro nos Jogos de 2016 e de prata em Tóquio-2020, e da espanhola Maria de Valdés (1.57.26,9). Mafalda Rosa, a outra portuguesa presente na final, terminou a prova na 19.ª posição.
Medalha de bronze no Mundial e apurada para os Jogos Olímpicos de Paris ????
Primeira medalha da história da natação feminina portuguesa ????♂️
Parabéns, Angélica André! ????#FCPortoNatação #FCPortoSports pic.twitter.com/x9aUkIsw8k
— FC Porto (@FCPorto) February 3, 2024
Em paralelo com a histórica medalha, Angélica André, atleta do FC Porto, garantiu ainda a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Agora, as atenções da nadadora centram-se na final dos 5km, que se realiza na manhã de quarta-feira, e na estafeta mista dos 4×1.500 metros, na manhã seguinte. Antes, também nestes Mundiais de natação de Doha, Beatriz Gonçalves e Cheila Vieira tinham garantido a presença na final dos duetos da natação artística após acabarem a qualificação no décimo lugar.
Beatriz Gonçalves e Cheila Vieira garantiram a final do exercício técnico na prova de duetos de Natação Artística no Campeonato do Mundo de Natação, depois do 10.º lugar nas qualificações de hoje.
Saiba mais em https://t.co/CzoCXv7av2#COPortugal | ????FPN/Simone Castrovillari pic.twitter.com/TdM8M7YHLq
— Comité Olímpico de Portugal (COP) (@COPPORTUGAL) February 2, 2024
De recordar que Angélica André já tinha estado em plano de destaque em Roma-2022, quando ganhou a medalha de bronze nos 10km em águas abertas dos melhores Europeus de sempre para a Seleção Nacional. Também nos últimos Mundiais de Fukuoka, no ano passado, a atleta portuense tinha estado em foco, terminando os 5km em águas abertas na quarta posição a dois segundos da campeã olímpica brasileira Ana Marcela Cunha (a vitória foi para a alemã Leonie Beck, que ganhou ainda os 10km). Nos últimos Jogos de Tóquio-2020, a atleta que antes representou o Clube Fluvial Portuense acabou os 10km no 17.º lugar, numa prova que terminou com o triunfo de Ana Marcela Cunha à frente de Sharon van Rouwendaal.
“Já íamos com alguma ambição da medalha. Queríamos esquecer um bocado a classificação porque, para além de nos podermos qualificar para os Jogos, era um Campeonato do Mundo, então também fomos com essa ambição. Para além de fazer para Portugal, faço para o FC Porto que é um dos melhores de Portugal, mas também muito conhecido mundialmente. Agora, em Paris, espero fazer melhor do que nos últimos Jogos Olímpicos de Tóquio”, destacou Angélica André em declarações ao Porto Canal.