Pelo menos, nove pessoas estão presas numa mina de ouro na província de Erzincan, no noroeste da Turquia, disse esta terça-feira o autarca de Erzincan. O número exato de pessoas presas no subsolo não é conhecido, acrescentou Bekir Aksun em declarações ao canal televisivo privado turco.

O desabamento ocorreu por volta das 14h30 locais (11h30 em Lisboa) numa mina a céu aberto perto do reservatório de Bagistas, a cerca de 90 quilómetros da cidade de Erzincan, no leste da Turquia.

“Há trabalhadores mineiros enterrados”, disse à rede NTV o governador da província, Hamza Aydogdu, mas sem especificar quantos, enquanto o presidente da Câmara de Erzincan, Bekir Aksun, afirmou que “pelo menos nove trabalhadores” ficaram presos.

Um vídeo transmitido pela referida rede mostra uma enorme massa de terra que se desprendeu de uma colina e depois se moveu rapidamente em estado líquido através de um vale estreito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A empresa que explora a mina, Anagold, divulgou um comunicado confirmando o incidente, especificando que o deslizamento ocorreu num espaço onde os minerais auríferos são sujeitos a lixiviação, ou seja, são acumulados ao ar livre e sujeitos a um banho de cianeto para separar o ouro da pedra.

A empresa, detida em 80% pela multinacional SSR Mining, garante que está a fazer todos os possíveis para uma rápida intervenção de resgate, mas sem especificar um possível número de vítimas ou consequências ambientais. Foram entretanto detidas quatro pessoas, incluindo um diretor da exploração mineira.

Quatro detidos após colapso de mina na Turquia que deixou 9 desaparecidos

A mina está em laboração desde 2010, e, segundo a SSR Mining, possui reservas de 3,2 milhões de onças de ouro.