Não há veículos eléctricos sem baterias e continuar a adquirir acumuladores aos fornecedores chineses, a maioria propriedade do Estado comunista, que também controla os fabricantes de veículos, é uma opção tão arriscada quanto estrategicamente ruinosa. Daí que, apostando em deixar de depender de um dos principais rivais, os grupos Stellantis e Mercedes foram ao mercado reunir cerca de 4,4 mil milhões de euros para investir em quatro gigafábricas europeias para produzir as baterias de que necessitam para equipar os seus veículos.



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Os dois consórcios, que já detêm em partes iguais (33,3%) o fabricante de baterias ACC (de Automotive Cells Company), em conjunto com a Total Energies, pretendiam reunir 7 mil milhões de euros junto de instituições bancárias como o BNP Paribas, ING, Deutsche Bank e o Intesa Sanpaolo, entre outros. Os Governos francês e alemão contribuíram com 1,3 mil milhões de euros, sendo que o Governo de Itália não contribuiu para este projecto até ao momento.

A ACC, que inaugurou em 2023 a sua primeira gigafábrica de baterias em Billy-Berclau, no norte da França, irá construir quatro novas linhas de produção de células para acumuladores. Uma delas será em Kaiserslautern, na Alemanha, duas em Termoli, Itália, e outra em França, em local ainda não anunciado. Isto implicará a criação de mais 6000 postos de trabalho, de acordo com a Reuters.

A ACC vai assim tornar-se no maior fabricante europeu de células para baterias, rivalizando com a sueca Northvolt, que no início de 2024 reuniu mais 5 mil milhões de dólares (cerca de 4,6 mil milhões de euros) em fundos para continuar o seu crescimento fabril e de desenvolvimento tecnológico. Esta volumosa verba vai juntar-se aos fundos anteriormente reunidos pela empresa nórdica, que é apontada como a startup mais fortemente financiada, perfazendo agora 13 mil milhões de dólares, aproximadamente 12 mil milhões de euros.

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