O módulo Odysseus, da empresa Intuitive Machines, pousou esta quinta-feira com sucesso na superfície lunar após ter descolado há sete dias da Florida, tornando-se a primeira nave norte-americana a aterrar na Lua após a missão Apollo 17, em 1972.

“Podemos confirmar sem dúvida que o nosso equipamento está na superfície da Lua e que estamos a transmitir” um sinal, sublinhou um dos responsáveis da Intuitive Machines, durante o vídeo ao vivo da empresa.

Pelas 17h24 de quinta-feira (23h24 em Lisboa), os controladores da missão confirmaram que o módulo pousou próximo da cratera Malpert A, a cerca de 300 quilómetros do Polo Sul lunar, onde permanecerá aproximadamente sete dias até “cair a noite” nesta região e a máquina ficar inoperacional.

Esta foi também a primeira nave privada norte-americana a alcançar o satélite natural da Terra, feito alcançado por apenas cinco países.

Outra empresa tentou no mês passado, mas nunca chegou à Lua, e o módulo de aterragem despenhou-se de volta à Terra.

Odysseus, como foi chamado este módulo fabricado pela empresa com sede em Houston (Texas), descolou em 15 de fevereiro da Florida, impulsionado por um foguete SpaceX Falcon 9.

A sonda, que transporta experiências da NASA, tinha chegado à Lua na quarta-feira, seis dias depois de partir do Centro Espacial Kennedy, na Florida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR