Uma orca foi filmada a caçar e matar um tubarão-branco, alimentando-se depois da presa. Tudo aconteceu em menos de dois minutos. Os cientistas foram apanhados desprevenidos com o acontecimento, tratando-se de um ataque inédito e, nas suas palavras, impressionante.
O acontecimento inédito foi avistado e gravado por investigadores e turistas no oceano Índico, perto da cidade portuária de Mossel Bay, na África do Sul, no dia 18 de junho de 2023. No entanto, o vídeo só foi divulgado na sexta-feira, por uma equipa de cientistas, juntamente com o relatório de investigação, publicado no Jornal Africano de Ciência Marinha.
A equipa tem vindo a acompanhar um grupo de orcas, do qual faz parte o macho que protagonizou este momento.
Duas orcas, apelidadas de Port e Starboard, já tinham sido avistadas pelos cientistas na costa sul-africana a trabalharem juntas para caçar a espécie. Neste dia, o que observaram foi diferente: a Starboard caçava sozinha.
Os cientistas dizem que foi um ataque sem precedentes, que reforçou o conhecimento sobre o quão habilidosas e eficazes são as orcas enquanto predadoras. No entanto, os investigadores alertam para o facto de a caça destes animais poder ter consequências na saúde dos mamíferos, devido à ingestão de toxinas e metais presentes na carne dos tubarões.
Em entrevista à BBC News, Alison Towner, que estuda estes animais há anos e integra o grupo responsável pela investigação, referiu que não se sabe quais poderão ser as razões para o comportamento observado, mas realçou que é cada vez maior a evidência de que “as ações humanas, como as alterações climáticas e a pesca industrial, estão a exercer pressões significativas sobre os nossos oceanos“, deixando assim em aberto a possibilidade de esta ser a causa.
Esta é a primeira vez que há registo de um ataque de apenas uma orca contra o tubarão branco, o maior peixe predador do mundo.