790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Renault 5 é um EV inovador, barato e com ar retro

Analisámos o novo R5 EV por dentro e por fora e dizemos-lhe (tudo) o que deve saber sobre o utilitário que tem soluções surpreendentes. É atraente, com um ar retro, e 9000€ mais barato do que o Zoe.

9 fotos

O novo R5 E-Tech, que começa a ser entregue em alguns mercados europeus em Maio, mas que a Portugal só chega em Setembro, promete ser um caso sério entre os modelos utilitários eléctricos (com 4 metros de comprimento). Além de ser retomar as linhas do R5 de 1972 — mais especificamente a 2.ª geração deste modelo, o Super 5 de 1984 —, que o tornam atraente devido ao seu bem conseguido ar retro, o novo R5 E-Tech recorre a soluções curiosas e até inovadoras ao nível do chassi, conseguindo simultaneamente ser muito mais barato do que o seu antecessor (e concorrentes, à excepção do Citroën ë-C3), ajudando assim à democratização dos veículos eléctricos.



PUB
— Farto de pesquisas que não levam a lado nenhum? Vamos ajudá-lo a escolher o automóvel perfeito para si


Como é por fora?

Com umas formas curiosas e claramente a assumir-se como uma versão moderna do Super 5 de há 40 anos, que certamente vão apaixonar quem aprecia modelos retro, como o Mini Cooper ou o Fiat 500, o novo R5 tem 3,92 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,50 m de altura e 2,54 m de distância entre eixos — que se traduz no espaço disponível para as pernas de quem se senta atrás —, valores que o colocam dezena e meia de centímetros em comprimento abaixo dos seus rivais, mas com a mesma distância entre eixos (excepto para o Zoe, que possuía mais 4 cm) dos seus rivais Peugeot e-208, Opel Corsa Electric e Citroën e-C3.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A sensação de aproximação ao R5 de outros tempos não se fica por aqui, uma vez que os guarda-lamas exibem alargamentos que fazem recordar o R5 Turbo de 1980, apresentando mesmo uma simulada saída de ar decalcada do desportivo com dois lugares da Renault com motor central e tracção traseira. Este modelo venceria alguns ralis do Campeonato do Mundo como o Monte Carlo de 1981, o Rali Tour de Corse (82 e 85) e o Rali de Portugal de 1986, pilotado pelo saudoso Joaquim Moutinho, que se sagrou Campeão Nacional em 85 e 86.

14 fotos

Mas há mais pormenores curiosos no R5, como por exemplo os faróis com uma forma conseguida e diferente do habitual, com a antiga saída de ar no capot frontal da primeira geração do R5, em frente ao condutor, a ser mantida, mas agora para exibir o número 5 formado por 5 barras luminosas, que acendem quando se está a recarregar a bateria, indicando a percentagem da energia armazenada. Cores para a carroçaria há cinco (blanc nacré, noire étollé, blue nocturne, jaune pop e vert pop), sendo que o verde é metalizado mas com uma nova tecnologia, denominada glass flex, em que a tinta está misturada com micro-esferas de vidro que reflectem a luz de forma mais evidente e atraente.

Chassi para EV, mas base ICE (para ganhar tempo e dinheiro)

A plataforma sobre a qual foi concebido o R5 foi alvo de um equilíbrio delicado, uma vez que se por um lado tinha de ser barata de produzir, por outro, tinha de garantir maior conforto e um comportamento mais eficiente, cumprindo o caderno de encargos da marca. Para reduzir os custos, a nova plataforma AmpR Small, apesar de ser distinta da usada pelo Zoe, deriva na sua parte central da base CMF-B — concebida para motores de combustão interna, ICE em inglês —, a mesma que serve de base aos mais recentes Clio e Captur, mas adaptada à presença da bateria.

No resto, ou seja, à frente e atrás, a nova plataforma é específica para veículos eléctricos, uma vez que na traseira a AmpR Small prevê uma suspensão independente Multilink, visando optimizar o conforto e a eficácia do comportamento em curva (a Renault determinou que o R5 E-Tech será “Fun to Drive”), para a zona frontal ser mais curta, privilegiando o habitáculo, uma vez que não permitirá a instalação dos mais volumosos motores a combustão e respectivas caixas de velocidade.

9 fotos

Parte da redução dos custos foi assegurada igualmente pelo facto do desenvolvimento do novo R5 ter tardado apenas três anos, em vez dos habituais cinco, o que é fundamental numa indústria em que tempo é dinheiro. Mas o construtor determinou também que a plataforma teria de ser vantajosa para o condutor, sendo por isso substancialmente mais leve do que o antigo Zoe que acusava 1577 kg sobre a balança (bem como alguns concorrentes directos). Comparando as versões com cerca de 50 kWh de capacidade de bateria, o R5 (1425 kg) pesa menos entre 100 e 150 kg.

Como é por dentro?

O aspecto moderno do exterior, mas com nítida inspiração retro, é reproduzido no habitáculo, com o R5 E-Tech a exibir soluções que fazem lembrar o R5 de 1972, como a parte do tablier em frente ao passageiro (que pode ver nas fotos). O R5 E-Tech é proposto com três níveis de equipamento, em que o Inovation é o mais simples e acessível, o Tecno é o intermédio e o Iconic o mais completo e oneroso. Mas a versão de lançamento vai ainda contar com o Iconic Cinq, disponível apenas durante o primeiro ano de comercialização. A versão do R5 E-Tech que analisámos era Iconic e pareceu-nos bem construída e com bons acabamentos, recorrendo a materiais que vão satisfazer a maioria dos potenciais clientes.

4 fotos

O facto de ter menos 4,8 cm na distância entre eixos, face ao Zoe, nota-se no espaço para as pernas de quem se senta atrás, ainda que o utilitário da Renault não perca para os restantes concorrentes deste segmento. A bateria instalada sob a plataforma, em vez de sob os assentos, permite-lhe ser plana e torna possível aos passageiros do assento posterior introduzir os pés sob os bancos da frente, melhorando o conforto. O espaço atrás é bom, graças aos 1,77 m em largura (mais do que os concorrentes), permitindo que três adultos elegantes ali se alojem (ou dois com mais músculo ou gordura), com o espaço para a cabeça a ser ligeiramente mais generoso do que os adversários mais próximos (excepção feita para o Zoe que era 6,2 cm mais alto). O R5 E-Tech não oferece uma frunk, concentrando o espaço para bagagens lá atrás, numa bagageira com 326 litros, ligeiramente mais do que os concorrentes mais fortes (265 litros), mas menos do que oferecia o Zoe (338).

10 fotos

Em frente ao condutor estão dois ecrãs, um que desempenha a função de painel de instrumentos, que pode ter 7” ou 10”, consoante os níveis de equipamento, a que se alia um ecrã central de 10,1”. Mas é aqui que surge outro trunfo do R5 E-Tech, uma vez que o modelo recorre ao sistema OpenR Link, que assenta sobre a solução que a Google desenvolveu para a indústria automóvel e que a Renault já monta nos seus modelos mais recentes. Só que no R5, a Renault recorre a um sistema com Inteligência Artificial que anima o assistente pessoal Reno, com quem o condutor pode interagir, questionando e solicitando ajuda ou colaboração, sempre através de comandos por voz e sem as tradicionais dificuldades de comunicação. Estão ainda disponíveis (de momento) 50 aplicações, bem como uma série de sistemas avançados de ajuda à condução (ADAS), com o fabricante a anunciar mais tarde quais estão incluídos em cada nível de equipamento.

Duas baterias e três motores

O R5 E-Tech vai ser proposto com duas baterias, ambas com a química NMC (de níquel, manganês e cobalto, aquelas que asseguram a maior densidade energética). A estes acumuladores a marca francesa alia três níveis de potência, com 95 cv (70 kW) na versão mais acessível, 122 cv (90 kW) na versão intermédia e 150 cv (110 kW) no utilitário mais potente. De realçar que estas unidades síncronas, que já são construídas pela Renault em França, são da família de motores estreada no Mégane E-Tech e usufruem de níveis menores de fricção interna, além de não recorrerem a terras raras (diminuindo assim o impacto ambiental), uma vez que os magnetos permanentes (ímanes) são substituídos por bobinas.

Os dois motores menos possantes, com 95 e 122 cv, são utilizados quando a bateria em causa tem apenas 40 kWh úteis de capacidade (cerca de 43 kWh brutos), para a versão com 150 cv recorrer à bateria com 52 kWh úteis (55 kWh totais), com a autonomia da bateria pequena a dever rondar 300 km, para aquela com 52 kWh ascender a 400 km. E também há diferenças na capacidade de carga, uma vez que só o conjunto 150 cv/52 kWh recarrega a potências de 100 kW em corrente contínua (DC) e 11 kW em corrente alternada (AC), para o 122 cv/40 kWh recarregar a 80 kW/11 kW e o 95 cv/40 kW realizar carregamentos apenas em AC a 11 kW.

8 fotos

A arrumação das células na bateria também é diferente. Para optimizar a refrigeração, as células estão agora dispostas em quatro módulos, em vez dos 12 utilizados no Mégane eléctrico. O acumulador mais pequeno tem um peso próximo dos 240 kg (ao nível do pack), para a bateria com 52 kWh subir para 300 kg.

As baterias podem usufruir do sistema vehicle-to-load (V2L) para recarregar computadores (de início só a maior), trotinetas ou bicicletas eléctricas, fornecendo potências até 3,7 kW, para proximamente os utilizadores do novo R5 passarem também a usufruir dos sistemas vehicle-to-grid (V2G) e vehicle-to-home (V2H), a primeira para vender energia à rede quando ela está mais cara e a segunda para alimentar a casa durante o período diurno, para depois voltar a recarregar durante a noite (em tarifa bi-horária).

Vai surgir um concorrente do R5 GT Turbo?

É altamente improvável que os condutores que pretendam um R5 E-Tech mais desportivo, com mais do que os anunciados 150 cv, venham a tê-lo. Pelo menos com emblema Renault, uma vez que o Grupo Renault optou por desenvolver o Alpine A290 com base no R5 E-Tech, pelo que será ele a deliciar os que visam um pequeno desportivo herdeiro directo do R5 GT Turbo. De recordar que esta pequena bomba pesava cerca de 900 kg e montava um motor com 115 cv, enquanto o R5 E-Tech “casa” uma unidade com 150 cv e pesa 1450 kg quando colocado sobre a balança.

Alpine A290_β promete imenso. Mas estará à altura?

O Alpine A290, de que já vimos o protótipo e sobre o qual pode ler aqui, será comercializado ainda em 2024, só com um motor à frente, uma vez que, como nos explicou um engenheiro da Alpine, a plataforma é curta e a presença de um motor no eixo posterior, a somar ao que já existe à frente, obrigaria a alterar a suspensão traseira e limitaria o espaço na mala. A potência da versão base do A290 deverá ser similar à do Mégane eléctrico, provavelmente ligeiramente acima de 218 cv, que é também a potência do novo Mini Cooper SE.

O Alpine A290 na fase final de desenvolvimento, antes de chegar ao mercado ainda em 2024

Posteriormente, a Alpine introduzirá uma versão mais potente do seu mini desportivo, com as informações mais recentes a oscilarem entre 270 e 300 cv. Em conversa com um técnico da marca de desportivos franceses, este já nos tinha confessado estarem a desenvolver uma versão com dois motores, mas instalados no eixo dianteiro. Como forma de compensar a impossibilidade de montar um segundo motor atrás, a Alpine instala dois à frente, cada um ligado à sua roda, com o engenheiro a defender esta solução como forma de optimizar a vectorização do binário e, com ela, melhorar o comportamento em condução desportiva.

Chega em Setembro, mas por quanto?

O novo R5 E-Tech arranca com as entregas a clientes em Maio, em alguns mercados europeus. No entanto, Portugal está contemplado na segunda leva, que ocorrerá em Setembro. A versão de lançamento será a já referida Iconic Cinq com 150 cv e bateria de 52 kWh, mas assim que entrar em velocidade de cruzeiro a Renault comercializará o R5 E-Tech mais potente e com mais autonomia por um valor que deverá rondar 27 a 28 mil euros.

A anunciada versão do R5 eléctrico mais barata, que será proposta por cerca de 25.000€, surgirá em 2025, com 95 cv ou 122 cv, mas sempre com bateria de 40 kWh. Isto representa um corte de 9000€ em relação ao último preço do Zoe, o que configura um passo decidido rumo à democratização dos utilitários eléctricos, que assim passaram a estar 26,5% mais acessíveis.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora