A Fábrica dos Unicórnios vai receber mais oito empresas naquela que é a quarta edição do programa de aceleração “Scaling Up”. Aptiv.io, Dig-in, Get More Brain, Lovys, MeetGeek, Musiversal, MyCareforce e Paynest são os nomes das novas integrantes, que se juntam às 24 scaleups já apoiadas para “desenvolver competências críticas e acelerar o crescimento e expansão de negócios a partir de Lisboa”.

Metade das novas tecnológicas “são scaleups internacionais e somam 49 milhões de euros em investimento”, de acordo com um comunicado divulgado esta quarta-feira. Gil Azevedo, diretor executivo da Fábrica dos Unicórnios, afirma que o programa “Scaling Up” tem “vindo a afirmar e confirmar o seu sucesso ao apoiar empresas já em fase de crescimento e com elevado potencial a internacionalizarem-se”.

Com o início da quarta edição fecha-se a segunda, nota Gil Azevedo, “com um resultado muito positivo, traduzindo-se em equipas muito satisfeitas com o programa e especialistas envolvidos, mais emprego criado e maior financiamento para os projetos que passaram pelo programa”. A segunda edição contou com a participação das empresas Automaise, Didimo, Mediaprobe, Microharvest, Progrow, Rauva, Sheerme e Splink.

Há mais oito scaleups no programa de aceleração da Fábrica dos Unicórnios de Lisboa

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Para integrar o programa — que conta com o apoio de parceiros como Galp, Grupo Brisa ou Google — as empresas têm de cumprir uma série de critérios como ter um “investimento angariado relevante, uma equipa forte e estruturada, um produto ou serviço em comercialização e tração de crescimento” e ainda “capacidade de apoio aos parceiros, potencial de negócio futuro e planos de expansão internacional”.

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A quarta edição do “Scaling Up” vai contar com as seguintes empresas:

  • Aptiv.io: empresa de software de inteligência artificial “de intenção de compra” que trabalha com pequenas e médias empresas “responsáveis pelo crescimento das receitas”.
  • Dig-in: anteriormente conhecida como Zomato Portugal opera no mercado tecnológico de restaurantes, desde “previsão de tendências à otimização de operações ou à compreensão atual da marca”.
  • Get More Brain: fundada em Zurique, na Suíça, há cerca de três anos, junta a inteligência artificial generativa a uma plataforma de gestão “de conhecimento e tecnologia de aprendizagem”.
  • Lovys: é descrita como a “primeira empresa de neo-seguros 100% digital que oferece produtos de seguros personalizados”. Permite aos utilizadores gerir todas as suas apólices de seguro através de uma interface única e 100% online.
  • MeetGeek: está presente em mais de 100 países e desenvolve uma plataforma de automatização de “reuniões de topo” com o objetivo de simplificar a forma como esses encontros são conduzidos. “Um assistente de reunião liga-se ao calendário e junta reuniões de vários sistemas de software de conferência para gravação automática, transcrição e resumos em mais de 30 idiomas”, explica o comunicado.
  • Musiversal: permite que os criadores de música produzam as suas obras com músicas de todo o mundo através de transmissão ao vivo. Lançada há três anos, ajudou músicos a produzirem mais de 30 mil canções e foi a vencedora do programa Road 2 Web Summit em 2022.

Startups Musiversal e WindCredible vencedoras do programa Road 2 Web Summit

  • MyCareforce: disponibiliza uma plataforma para conectar enfermeiros e técnicos auxiliares a turnos disponíveis em instituições de saúde. Em 2023 recebeu um investimento de mais de um milhão de euros com o objetivo de crescer no Brasil.

Portuguesa MyCareforce recebe investimento de 1,22 milhões de euros para crescer no Brasil

  • Paynest: fintech que permite aos empregadores oferecerem benefícios aos trabalhadores, como antecipar o salário.