Dois concertos já esgotados, de Maria João e Camané, dão início ao Belém Soundcheck esta quinta-feira, um novo festival no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, que comporta uma “multiplicidade de universos musicais”.

Este festival, que será bienal, tem uma programação apontada para vários públicos, com quatro dias de concertos que vão “do fado à música erudita, do jazz à eletrónica, das músicas do mundo às sonoridades exploratórias”, como descreve o CCB.

Esta quinta-feira, o primeiro dia cumpre-se com um concerto de Camané no grande auditório, onde o fadista vai interpretar um repertório exclusivamente de canções de José Mário Branco, músico que lhe produziu vários álbuns.

No pequeno auditório estará a cantora Maria João com o concerto “Songs for Shakespeare”, desenhado com o músico João Farinha, a partir do universo literário do dramaturgo inglês.

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Do festival destaca-se ainda a atuação no sábado, também já esgotada, da escritora e cantora norte-americana Patti Smith com os Soundwalk Collective, fundados por Stephan Crasneanscki, com quem tem colaborado no projeto de música e poesia “Correspondences”.

Em complemento, no sábado também abre ao público a instalação artística multidisciplinar “Evidence: Soundwalk Collective & Patti Smith”, que evoca a obra dos escritores Artaud, Rimbaud e René Daumal, conjugada com sons, imagens e filmes captados em várias paragens do planeta.

Esta exposição ficará patente no CCB até 8 de setembro.

No sábado, no mesmo dia de Patti Smith e Soundwalk Collective, também se apresenta a cantora britânica Tirzah, estando o concerto igualmente esgotado.

O Belém Soundcheck contará ainda com concertos do agrupamento Il Giardino Armonico, com o violoncelista Giovanni Sollima, e do pianista brasileiro Amaro Freitas, ambos na sexta-feira.

No domingo, o festival encerra com a orquestra Kremerata Baltica, sob a direção de Gidon Kremer, a interpretar repertório de compositores como Arvo Pärt, Vidmantas Bartulise, Chopin e Pizzolla.