A chuva e o vento, que colocaram a Península Ibérica em aviso amarelo, já levaram ao cancelamento em Espanha de várias procissões da Semana Santa, que se iniciou este domingo e termina no próximo sábado, noticiou o ABC. Em Toledo e em Sevilha algumas confrarias suspenderam as celebrações, depois de uma longa espera por melhores condições meteorológicas e outras tiveram de alterar os seus percursos.

Antonio Banderas, padrinho da confraria de Málaga, prestou apoio aos mais jovens, que estiveram algum tempo à espera que a chuva abrandasse para poderem seguir em procissão pelas ruas da cidade. Mas a celebração acabou por ser cancelada. “Acho que foi tomada a decisão certa”, disse o ator de Hollywood à Europa Press. “A Páscoa é uma metáfora da vida, às vezes há lágrimas ou favores, e este ano fomos tocados pelas lágrimas”.

As confrarias de La Estrella em Toledo e de La Amargura, em Sevilha também foram obrigadas a suspender a procissão, depois de terem pedido uma prolongamento. Em La Cena, a imagem de Cristo teve de ser protegida pelos fiéis com um manto, que depois de uma forte chuva tiveram de se abrigar dentro da catedral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À semelhança de Portugal, também foi declarado aviso amarelo em Espanha. O jornal espanhol fala na tempestade DANA, que começou a afetar o sul da península no domingo à tarde provocando fortes chuvas acompanhadas de vento e de baixas temperaturas. Outras províncias espanholas também continuam dependentes das condições de tempo para realizar as suas celebrações, que se prevê que se mantenham até ao final da semana.

Depois das poeiras e do calor, chuva, vento e frio: temperaturas caem 10 a 14ºC e vem aí muita neve (até no Sul?). 15 distritos a amarelo

Texto editado por Dulce Neto