O navio cargueiro que embateu contra uma ponte e provocou a sua queda nos Estados Unidos da América teve problemas detetados em junho, durante uma inspeção.

Desde a sua construção, em 2015, o “Dali”, propriedade da empresa Grace Ocean PTE mas que estava a ser utilizado agora pelo Synergy Marine Group, foi alvo de 27 inspeções. Em junho, uma delas, no Chile, identificou um problema com “a propulsão e maquinaria auxiliar”, segundo dados do sistema Equasis, citados pela Associated Press (AP).

Já a mais recente data de 13 de setembro e foi realizada pela Guarda Costeira dos EUA em Nova Iorque. O mesmo sistema refere que “o exame padrão” não identificou quaisquer problemas.

Em 2016, uma inspeção na Bélgica assinalou que os danos no casco tinham prejudicado a navegabilidade do “Dali”, depois de ter batido no cais utilizado para a amarração de navios no porto de Antuérpia.

O navio cargueiro “Dali” embateu num pilar da ponte Francis Scott Key, fazendo-a desmoronar e submergir no rio, juntamente com vários veículos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ponte colapsa nos Estados Unidos após navio de carga embater com pilar. Uma pessoa morreu e há seis desaparecidas

O acidente, que aconteceu cerca da 01h30 locais (05h30 em Lisboa), deixou pelo menos 20 pessoas desaparecidas, sendo que, até ao momento, apenas duas foram resgatadas com vida, de acordo com um porta-voz do corpo de bombeiros locais.

Segundo imagens divulgadas nas redes sociais, assim que o navio embateu num pilar, a estrutura partiu-se e, em apenas alguns segundos, caiu na água, enquanto a embarcação se incendiava.

As autoridades locais tentam agora determinar o que levou o “Dali” a desviar-se do seu percurso inicial, já que o navio começou a virar dois minutos antes do impacto que acabaria por derrubar a ponte.

Tanto a polícia local como o secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos, Alejandro Mayorkas, afirmaram não haver indícios de que se tenha tratado de um ato terrorista ou sequer propositado, mas o FBI (polícia federal norte-americana) já se juntou às investigações.

A ponte Francis Scott Key (batizada em homenagem ao autor da letra do hino dos Estados Unidos) era a maior desta cidade do estado de Maryland, com 2.632 metros de comprimento, e suportava a passagem de mais de 11 milhões de veículos por ano.

Imortalizada na série norte-americana “The Wire”, começou a ser construída sobre o rio Patapsco em 1972 e foi inaugurada em 23 de março de 1977.

O chefe de Estado norte-americano, Joe Biden, considerou que o colapso da ponte em Baltimore, no estado de Maryland, foi um “acidente terrível” e ordenou a respetiva reconstrução.