Primeiro a aprovação em Assembleia Municipal, depois a apresentação do projeto, de seguida informações que davam conta de um travão na obra, a seguir a compra em hasta pública dos terrenos ainda em falta. Com a questão da Academia do FC Porto a ser uma realidade em execução, a candidatura de Pinto da Costa, que esta quinta-feira não tinha prevista as habituais “Conversas com o Presidente” em Casas dos azuis e brancos, apresentou três propostas para a formação e para o scouting do clube, na sequência de outras áreas que já tinham sido alvo do mesmo tipo de apresentações através do portal oficial “Todos pelo Porto”.

“É um sonho de há muitos anos, é uma promessa de há quatro anos”: Pinto da Costa apresenta projeto da Academia do FC Porto na Maia

“A Academia é uma das principais prioridades desta candidatura. Depois de vários estudos, interações e negociações até à escolha da melhor solução, estamos em condições de garantir a construção e o desenvolvimento de uma Academia completamente operacional neste mandato. Este projeto irá dotar o clube das necessárias infraestruturas para fortalecer os escalões de base com competência e mestria, para continuar a formar um maior número de atletas de excelência como Diogo Costa, João Mário, Francisco Conceição, assim como Vitinha, Fábio Vieira ou Fábio Silva, entre muitos futuros talentos. O sucesso das atuais equipas jovens que, em breve, poderão ascender à competição principal, deve ser exponenciado, usando recursos estruturais consistentes da marca ainda mais global em que o FC Porto se vai tornar. As obras da construção da Academia vão iniciar-se de imediato e terminadas em 2026″, destaca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Desenvolvimento de um programa holístico de competências nos jovens, incluindo aspetos físicos, mentais e de gestão emocional. O objetivo é ampliar serviços de suporte aos atletas, como apoio psicológico, capacitação dos aspetos da nutrição, da qualidade do sono e da prevenção da lesão. Desenvolver sistemas de meritocracia sustentada, com analítica preditiva e preparação de atletas para a competição, sem descurar os aspetos de integração com todas as outras dimensões da vida”, anuncia no segundo ponto.

FC Porto finaliza compra dos terrenos na Maia para academia por 3,4 milhões de euros

“Forte investimento no departamento de scouting, dotando o mesmo com a melhor tecnologia e decisões baseadas em dados proprietários e decisões data-driven, para melhor eficácia de pré-seleção em grande escala. Em simultâneo, pretende-se desenvolver a atual rede de scouting, num modelo que inclui afiliação sustentada, profissional e transparente, com uma presença global e de liderança forte. A nossa prioridade será sempre a defesa de uma cultura de integração do talento jovem, numa jornada de evolução para as equipas principais, em todas as modalidades e, em particular, no futebol”, conclui o terceiro ponto.

Também esta quinta-feira, Bruno Alves, outro dos antigos capitães do FC Porto que teve passagem pelos azuis e brancos no final da sua formação feita maioritariamente no Varzim, manifestou o seu apoio a Pinto da Costa. “Estou aqui para mandar uma mensagem de gratidão, de apoio e de carinho ao nosso presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. Em primeiro lugar porque foi o presidente que me contratou, que mudou a minha vida e a da minha família. E dizer que não nos podemos esquecer de quem fez a história do FC Porto ao longo de todos estes anos. O passado conta para fazer um presente e um futuro melhores. Dar todo o mérito a quem esteve aí sempre pelo clube, que fez o clube ganhador, conquistador, com um nome forte da Europa e no Mundo. Tem todo o mérito de levar o clube onde está hoje”, destacou o ex-internacional português.

“Queria também agradecer pela minha caminhada, por ter tido a oportunidade de jogar no FC Porto, de mostrar-me ao futebol europeu e mundial, assim como na Seleção Nacional. Estou muito ligado ao FC Porto emocionalmente e acho que, com muito carinho e muita emoção, falo do nosso clube e do nosso presidente. Vamos fazer sem dúvidas um FC Porto melhor e ainda com mais conquistas”, acrescentou.