815kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Eleições FC Porto

FC Porto

"É lamentável que o FC Porto não seja exemplo"

Após a referência no discurso de tomada de posse, André Villas-Boas voltou à carga nas declarações seguintes para explicar importância de entrar mais cedo na SAD – algo que Pinto da Costa não aceita.
FC Porto

"Vou estar simbolicamente no banco em Oeiras"

Pinto da Costa falou à SIC à porta do restaurante onde ia almoçar, depois de ter deixado o Estádio do Dragão, explicou o porquê de não renunciar à SAD e, entre "farpas", fez uma revelação no adeus.
FC Porto

"O clube não tem dois presidentes, tem um eleito"

Villas-Boas reforçou promessas feitas na campanha durante a tomada de posse, voltou a ter um momento de "eterna gratidão" com Pinto da Costa mas apelou mais uma vez à renúncia da administração da SAD.
FC Porto

PdC, um abraço a Villas-Boas e o último título

Pinto da Costa viveu um dia que ficará na história, festejando o último de 2.600 títulos ao longo de 42 anos na liderança do FC Porto entre um abraço aplaudido de pé com o sucessor, André Villas-Boas.
FC Porto

Tomada de posse de Villas-Boas já tem data oficial

Tomada de posse do novo líder portista foi antecipada cinco dias à data limite, o que irá também acelerar processos da administração da SAD. Pinto da Costa pode ganhar último troféu esta quarta-feira.
Eleições FC Porto

As duas horas dormidas estragadas por dois golos

Villas-Boas falou aos jornalistas quando ia buscar almoço após conversa com Pinto da Costa ao telefone, tinha fãs à porta antes de sair, provocou filas no interior do Dragão mas saiu com gosto amargo.
Eleições FC Porto

O adeus de PdC, entre almoços e jantares de equipa

Ligou a Villas-Boas de manhã, esteve com a equipa no hotel, acompanhou à distância hóquei e voleibol para estar no Dragão na chegada do autocarro, acabou com pessoas próximas. Pelo meio, emocionou-se.
Noticiário

11h. Pinto da Costa "não teve lucidez para sair"

José Guilherme Aguiar considera que o líder portista, agora de saída, foi mal aconselhado nos últimos anos. Ainda neste jornal, o Chega vai chamar ao Parlamento o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Noticiário

9h. Eleições FCP. O que diz a imprensa estrangeira

De Espanha a Itália, fala-se no fim do reinado de 42 anos de Pinto da Costa. Ainda neste jornal, Governo afirma que não está em causa nenhum processo para reparação do passado colonial.
Eleições FC Porto

O primeiro dia do resto da vida de Villas-Boas

Villas-Boas tinha discurso de vitória em rascunho mas só deixou "war room" com núcleo duro para ida à varanda que vai fazer capas de domingo. Com resultados, falou. Para todos. Por todos. Com todos?
Emissão Especial

A "estrondosa vitória" de quem quer "mudar" o FCP

Villas-Boas consegue mais de 80% dos votos e derrota Pinto da Costa. O novo presidente promete "mudança" num clube que quer "livre", sem esquecer o passado. "É a vitória dos associados do FCP".
Emissão Especial

"Deixa alfinetada para quem rodeou Pinto da Costa"

O comentador Luís Pinto Coelho considera o discurso de André Villas-Boas "equilibrado e bastante emocionado".  Sublinha que a vantagem de votos é um "bom sinal" para o novo presidente. 
Eleições FC Porto

As últimas horas de Pinto da Costa na presidência

Pinto da Costa chegou mais tarde ao Dragão já a saber o que poderia acontecer e boa disposição foi dando lugar a horas de resignação com dois momentos de emoção e a viagem mais longa até casa.
Emissão Especial

"Votei pela 1ª vez porque senti apelo de mudança"

O deputado do PSD Hugo Carneiro considera que o FC Porto "precisava de uma viragem". Perante a vitória de Villas-Boas, sublinha que agora o mais importante é "haver união". 
Emissão Especial

"O FC Porto está livre de novo"

André Villas Boas, "contente, orgulhoso e honrado" por se tornar o 32º presidente do FCP. Diz-se pronto para "começar a escrever uma nova e vitoriosa página" na vida do clube. O discurso na íntegra.
Emissão Especial

"Será o momento histórico de André Villas-Boas "

O ex-eurodeputado Diogo Feio destaca que, apesar da derrota, Pinto da Costa ficará "naturalmente na história do futebol nacional." Espera que o novo presidente siga "as linhas de vitória" do FCP. 
Emissão Especial

"É uma vitória clara de todas as gerações do FCP"

Nuno Encarnação espera ver André Villas-Boas sentado na cadeira do presidente durante o clássico de amanhã para o FCP provar que "ninguém está agarrado ao poder". 
Emissão Especial

"FCP é um clube que está vivo"

O comentador desportivo Gabriel Alves destaca que a elevada adesão às urnas é uma "boa nóticia para a saúde democrática" do Futebol Clube do Porto e mostra a força dos azuis e brancos. 
Emissão Especial

"Pinto da Costa pôs equipa antes do dinheiro"

José Guilherme Aguiar considera que a adesão recorde às eleições para a presidência do Futebol Clube do Porto foi a "injeção de ânimo" de que os dragões precisavam.
Emissão Especial

"Villas-Boas é a necessidade de transformar"

Para Vladimiro Feliz, o Futebol Clube do Porto tem um legado que "tem de ser respeitado", mas que acima de tudo "precisa de partir para uma realidade diferente". 
Emissão Especial

"Ninguém pode dizer quem vai ganhar"

Augusto Inácio realça "o equilíbrio que as eleições estão a ter". O comentador  sublinha que, no caso de Villas-Boas vencer, falta esclarecer se Sérgio Conceição permanece no FCP.
Eleições FC Porto

A crónica de um dia que vai ficar para a história

Milhares de sócios do FC Porto invadiram Dragão para uma manifestação de vitalidade que teve de tudo menos desacatos. No final, sobrou a votação histórica. E, com qualquer resultado, o fim de uma era.
Eleições FC Porto

"Villas-Boas fez tudo para influenciar resultados"

Pinto da Costa falou apenas ao Porto Canal e à SIC após votar e voltou a deixar críticas a Villas-Boas, uma em específico que quer "provar quando tudo acalmar". "Se perder? Passo a ser um sócio", diz.
Eleições FC Porto

"Foi luta quase fratricida, uma coisa terrível"

Nuno Lobo foi o último candidato a votar no Estádio do Dragão. Diz que melhorar resultado de 2020 era bom, promete que estará de volta em 2028 e lamenta apenas a desunião provocada por esta campanha.
Noticiário

14h. PR volta a defender reparações coloniais

Marcelo Rebelo de Sousa insiste que os erros do passado devem ser pagos. Ainda neste jornal, Nuno Lobo e André Vilas Boas já votaram e saudaram a forte afluência às urnas, nas eleições do FC Porto.
Eleições FC Porto

"Timing da renovação é o que menos belisca"

Atenções estão centradas no Dragão mas também se olha para o Olival: Sérgio Conceição garante equipa preparada para clássico com o Sporting, não abre o jogo sobre o onze e fala do contrato até 2028.
Eleições FC Porto

"Não sei se tenho o número dele atualizado..."

Villas-Boas acabou por votar antes de Pinto da Costa, ao contrário do que estava previsto. Depois de sentir grande apoio na fila, candidato da lista B mostrou-se confiante e elogiou adesão dos sócios.
Noticiário

10h. Galamba não quer PGR no Parlamento

O ex-ministro diz que a hipótese levantada pelo Presidente da Assembleia da República não faz sentido. Neste jornal, recuperamos ainda os principais momentos da campanha das eleições do FC Porto.
Eleições FC Porto

Como é que chegaram aqui e até onde vão chegar?

Foram próximos durante a cadeira de sonho, tornaram-se inimigos na luta pela cadeira da liderança. Que FC Porto têm pela frente Pinto da Costa ou Villas-Boas? O retrato da campanha que fechou uma era.
Eleições FC Porto

Os homens que vão mandar nas finanças do FC Porto

Um tubarão que se confessa inquieto, um gestor que chocou com o PS, um outro que foi adotado pela Sonae e um banqueiro que testou a gestão pública. Quem são os financeiros dos candidatos ao Porto?
Eleições FC Porto

"Esses negócios são de salvamento da candidatura"

Na antecâmara da festa de encerramento da campanha na Super Bock Arena, Villas-Boas comentou recentes apresentações de Pinto da Costa e deu exemplo de Francisco Conceição para falar das eleições.
Eleições FC Porto

"Demos aperto de mão, amanhã passamos ao papel"

À margem de um jantar no Porto com centenas de apoiantes, Pinto da Costa confirmou a renovação por quatro épocas com Sérgio Conceição. Sobre eleições, reforça uma ideia: "Redes sociais não vão votar".
Eleições FC Porto

"Sérgio e Pepe têm contratos assinados se ganhar"

Pinto da Costa fez visita aos terrenos da nova Academia na Maia onde admitiu ter sonho de fazer outro Pavilhão, renovou com Francisco Conceição e revelou contratos assinados caso continue como líder.
Eleições FC Porto

Aulas, Velasquez e um programa que todos viram

Começa a dar aulas de História em Pedrouços, almoça em casa, passa a correr pela empresa antes da paragem obrigatória no café Velasquez e acaba a levar o filho ao treino. Pelo meio, tudo é FC Porto.
Eleições FC Porto

"Advogado a estudar assunto diz que é muito grave"

Pinto da Costa comentou em Vizela chamadas que estarão a ser feitas aos sócios pela candidatura de Villas-Boas e frisa que lista B "tem dados que não pode ter": "Até membros da minha lista receberam".
Eleições FC Porto

War room "secreta", WhatsApp e a revelação de Zubi

A sede é um Museu mas hoje Villas-Boas "perde-se" entre a parede de recordações e a sala onde preparou candidatura durante dois anos. Almoço com Zubizarreta em Matosinhos trouxe à baila uma profecia.
Eleições FC Porto

"Fair play é um papão, temos tudo em ordem"

Antes da vitória do FC Porto frente ao Casa Pia, Pinto da Costa falou numa unidade hoteleira em Lisboa e destacou que, se achasse que clube ficava bem entregue com Villas-Boas, não se tinha candidato.
Eleições FC Porto

Wise Pirates negou mas passou facturas ao FC Porto

Villas-Boas acusou Wise Pirates, detida por João Koehler, de fornecer serviços de marketing ao FC Porto a 51 mil euros mês. Empresa negou acusação mas, em dezembro e janeiro, passou faturas ao clube.
Eleições FC Porto

"Se esquecerem 42 anos, consequências serão deles"

Pinto da Costa esteve no "Alta Definição" onde falou sobre eleições da próxima semana, peso do clube na família, morte (e várias coisas que têm pensadas), inimigos e o que define um "jogador à Porto".
Eleições FC Porto

"Sou convicto, obstinado. Sei que é o caminho"

Em 2021 fechou porta de técnico, em 2022 começou a preparar janela de oportunidade como presidente. Agora, Villas-Boas desafia liderança de Pinto da Costa. Em entrevista ao Observador, explica porquê.
Eleições FC Porto

"Se perder, em 2028 estarei cá eu para ganhar"

Foi jogador e treinador, tornou-se o maior acionista individual, aceitou convite para ser vice de Pinto da Costa. Em Penafiel, António Oliveira foi mais longe: se perder, admite avançar como número 1.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos