O lendário guitarrista e cofundador dos Allman Brothers, Dickey Betts, morreu aos 80 anos, anunciou esta quinta-feira o seu empresário.

David Spero, empresário de Betts há 20 anos, disse que o guitarrista, autor de “Ramblin’ Man”, o maior êxito da banda, morreu na sua casa em Osprey, na Florida.

Dickey Betts lutava há mais de um ano contra um cancro e sofria de doença pulmonar obstrutiva crónica, acrescentou Spero.

“Ele estava rodeado por toda a sua família e morreu pacificamente. Eles não achavam que ele estivesse a sofrer”, disse Spero, contactado por telefone pela AP.

Betts partilhou as funções de guitarrista principal com Duane Allman na formação original dos Allman Brothers, ajudando a dar ao grupo o seu som característico e a criar um novo género: southern rock.

Outros grupos, como os Lynyrd Skynyrd, Kid Rock, Phish e Jason Isbell – entre muitos outros – foram influenciados pela música dos Allmans, que combinava blues, country, R&B e jazz com o rock dos anos 1960.

Os Allman Brothers entraram no Rock & Roll Hall of Fame em 1995 e ganharam um prémio Grammy de Carreira em 2012.

Betts deixou o grupo definitivamente em 2000, e também tocou a solo e com a sua própria banda, Great Southern, que incluía o seu filho, o guitarrista Duane Betts.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR