Com o novo acordo ortográfico, as estações do ano perderam o direito à letra maiúscula. Sendo assim, responder com um “a partir do fim de semana, verão” a quem perguntar quando acaba este tempo outonal, pode deixar dúvidas. Para que fique claro, não é preciso esperar para ver. É verão de Verão. Os termómetros começam a subir e passam os 20ºC ainda no fim de semana, mas será a partir da próxima segunda-feira que o calor vai apertar, numa semana em que muitas cidades, entre elas Lisboa, vão chegar perto dos 30ºC ou até ultrapassar essa marca. Mas até lá, é preciso manter casacos e gabardinas por perto: porque abril acaba com chuva e maio começa com frio e neve.

A chuva chega assim já esta terça-feira, devido a uma frente frontal associada à depressão que está atualmente no Atlântico Norte, junto às ilhas britânicas. Esta primeira frente entrará pelo litoral logo pela manhã e vai estender-se a todo o país ao longo do dia, podendo causar chuva intensa quer nas regiões norte e centro, quer no Alentejo.

No feriado de quarta-feira, primeiro dia de maio, não só continuará a chover, como deve nevar nos pontos mais altos do país, já que a frente arrasta uma massa de ar polar. Depois de ontem o IPMA emitir aliás, avisos amarelos de neve para dois distritos, Guarda e Castelo Branco, entre as 21h00 desta terça, dia 30, e as 18h00 de dia 2, quinta-feira, nesta terça-feira acrescentou mais três: Braga, Viana do Castelo e Vila Real. Os cinco distritos vão estar assim sob aviso devido à previsão de queda de neve acima de 1.200 metros, com acumulação acima dos 1.400 metros, que poderá ser de 10 centímetros nos pontos mais altos da Serra da Estrela. Ou seja, a neve pode chegar também a Trás-os-Montes e ao Gerês, em cotas mais baixas. E é provável que a norte não só ocorram trovoadas, como haja queda de granizo.

Isto porque a massa polar traz obviamente frio. As temperaturas máximas vão descer bastante no feriado (16ºC em Lisboa e Évora, 14ºC no Porto e em Braga, 11ºC em Bragança e Viseu, apenas 7ºC na Guarda e só Faro a ficar perto dos 20ºC), e as mínimas0 vão variar entre os 11ºC do litoral e os 2ºC do interior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A entrada de novas frentes (sim, teremos um pequeno comboio de tempestades esta semana) manterá a instabilidade até sexta-feira, mas a chuva será já em geral mais fraca, em forma de precipitação, e concentrada sobretudo nas regiões do norte e centro. Depois, a partir de sábado tudo muda. Numa verdadeira reviravolta meteorológica.

No fim de semana ainda poderá haver alguns pingos de chuva em algumas regiões do país, mas nada de significativo, e serão poucas as cidades onde os termómetros ficarão já abaixo dos 20ºC (só mesmo o interior norte). Com o arranque da semana, as temperaturas disparam para valores de verão.

A “escadinha” meteorológica das previsões para Lisboa, por exemplo, indica máximas de 21ºC no sábado, 22ºC no domingo, 24ºC na segunda, 26ºC na terça e 27ºC na quarta; Évora já estará com 25ºC no domingo e 29ºC na quarta, tal como Beja e Setúbal; Faro manter-se-á entre os 25ºC e os 26ºC; Braga pode atingir os 28ºC a meio da próxima semana e Santarém deverá chegar aos 31ºC.

É fácil perceber que o calor se fará sentir essencialmente a sul (o impacto será muito menor no interior norte e centro), mas com as máximas muito perto dos 30ºC ou até a passarem essa barreira. Tempo de verão para a segunda semana de maio, ainda que com grandes amplitudes térmicas: cera de 15ºC, já que as mínimas vão andar entre os 11ºC e os 15ºC.