Cerca de três semanas antes da apresentação oficial do novo smartwatch, a Huawei desvendou alguns pormenores a um público restrito. Nessa altura, mostrou-se orgulhosa de ainda não existirem quaisquer fugas de informação relacionadas com o novo relógio inteligente. Nos dias seguintes, contudo, começaram a circular nas redes sociais imagens do Watch Fit 3 que geraram comentários a propósito das alegadas semelhanças com o Apple Watch, um dos líderes de mercado.
Com um formato quadrado, pontas arredondadas e um botão em forma de roda no lado direito, o Huawei Watch Fit 3 tem um ecrã com 43 centímetros de altura por 36 de largura. É mais pequeno, mas mais largo, do que as versões anteriores. O Fit 2, por exemplo, contava com um ecrã com 46 centímetros de altura por 33.5 centímetros.
Huawei Watch Fit 3 – they're going full Apple Watch clone mode with that new, more squarish screen and the crown up there in the right corner it seems. pic.twitter.com/5kwJXEkXvK
— Roland Quandt (@rquandt) April 19, 2024
Com um ecrã AMOLED de 1,82 polegadas, o primeiro smartwatch quadrado da Huawei foi “concebido com um corpo ultrafino de 9,9 milímetros, pesando apenas 26 gramas (sem bracelete)”. Durante uma apresentação, em que o Observador esteve presente, a própria empresa comparou o novo relógio com o Apple Watch SE 2, que tem 10,7 milímetros e pesa entre 26,4 e 33 gramas.
Não foi a única vez que o smartwatch da Apple foi mencionado. Ao revelar que o Fit 3 consegue suportar mais de 100 modos de desporto, com futebol, padel, basquetebol e eSports a terem sido adicionados recentemente, a Huawei indicou que o relógio da tecnológica concorrente conta com “82 desportos”.
Além de se concentrar mais nos recursos fitness, recomendando exercícios e disponibilizando 660 aulas para estimular “os utilizadores a desenvolver hábitos de exercício e a ter uma vida mais saudável”, o novo relógio inteligente é mais acessível do que o da Apple. Disponível a partir desta quarta-feira no site da Huawei e a partir de 22 de maio nas lojas, o Fit 3 tem um custo de 159 euros. O preço do Apple Watch SE 2 começa, atualmente, nos 289 euros.
O Huawei Watch Fit 3 está disponível, com braceletes de silicone, em preto, branco, verde e cor de rosa. Tem ainda uma versão em nylon cinza e em pele branca (sendo que esta última é mais cara, tem um valor de 179€). De acordo com a empresa, o relógio “tem uma tecnologia de desencaixe que facilita a troca de braceletes sem ferramentas”.
Tal como a versão anterior, o Fit 2, que foi lançado em 2022, o Huawei Watch Fit 3 conta com até 10 dias de autonomia da bateria com um “uso normal”. Se o uso for “intensivo”, a autonomia baixa para até sete dias. De acordo com a empresa, “com 10 minutos de carregamento a bateria durará um dia inteiro”. O novo smartwatch vai permitir aceitar ou rejeitar chamadas através do bluetooth, ajustar o volume da música que o utilizador está a ouvir ou responder a SMS.